Agência de cicloturismo organiza expedição ao Pico do Jaraguá

De bicicleta no Pico do Jaraguá (com iluminação natural)
De bicicleta no Pico do Jaraguá (com iluminação natural)
No próximo sábado, 6 de agosto de 2016, entre às 8h30 e 13h, um grupo de ciclistas pedalará desde o Brooklin Bike Café localizado na rua Pensilvânia, 1382, em São Paulo, até o topo da montanha mais alta da cidade, o Pico do Jaraguá (1.135 m), que fica dentro do parque estadual de mesmo nome.

Essa expedição denominada Conexão Brooklin/Pico do Jaraguá - que é organizada pela agência CRIA Cicloturismo - é gratuita e indicada para ciclistas que possuam condicionamento físico suficiente para pedalar por 65 quilômetros (percurso ida e volta). 

O passeio não terá carro de apoio. Todavia, uma equipe treinada monitorará o grupo de ciclistas via rádio durante todo o trajeto. Nesse contexto, a agência estabelece que quem sai da formação assume o risco.


Uma vez, no entanto, que tudo esteja dentro do combinado, os ciclistas poderão aproveitar cada minuto do passeio, que promete ser intenso em todos os sentidos. "Nossa expectativa vai muito de encontro ao desafio e superação de chegar ao topo do pico e de sermos recompensados com a vista privilegiada da cidade e com o contato com a natureza", comenta o guia de turismo da CRIA, Fagner Saturno.

De acordo com Saturno, ao menos 20 ciclistas que usarão bicicletas dos tipos mountain bike e speed já confirmaram participação no evento, número que pode aumentar para 30 ou mais até o dia da partida.


Pedal montanha acima no Pico do Jaraguá. A subida é longa, mas a descida também!
Pedal montanha acima no Pico do Jaraguá.
A subida é longa, mas a descida também!
Quem não quiser pedalar desde o início da expedição poderá entrar no grupo no meio do caminho. Seja como for, o ideal é que o participante realize o downhill na Estrada Turística do Jaraguá, desde o topo até a base do pico, um percurso de 4,5 quilômetros de descida,  a ladeira mais longa da cidade de São Paulo.

Nunca é demais lembrar que, na Estrada Turística (que começa na via Anhanguera, passa pela base e vai até o topo da montanha) a velocidade máxima permitida é de 40 km/h (quando dentro das imediações do Parque Estadual do Jaraguá). Muitos ciclistas se empolgam na descida e ultrapassam fácil os 50, 60 e até 70 km/h, o que põe em risco as próprias vidas e as vidas de outros turistas que passam pelo local.

E por falar em segurança, Saturno informa que os pré-requisitos para participação nesse evento são o uso de capacete e bicicleta em bom estado de conservação, o que protegerá o ciclista e reduzirá as chances de quebras e transtornos durante o trajeto. Os organizadores oferecem seguro aos inscritos.


Visão de São Paulo a partir do topo do Pico do Jaraguá, destino da expedição da CRIA Cicloturismo
Visão de São Paulo a partir do topo do Pico do Jaraguá,
destino da expedição da CRIA Cicloturismo
Quem quiser se inscrever ou apenas avisar que vai entrar na expedição no meio do caminho deve fazer isso inbox na fanpage da agência:

Ainda no mês de agosto, precisamente no dia 21, o Jaraguá sediará evento com mais de 150 artistas urbanos, no qual o coletivo CicloZn apresentará o projeto Cultura de Bicicleta. Tal encontro também é totalmente grátis e livre para todos os públicos.
Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários