Bloco Cacique Jaraguá homenageia o cartunista Glauco

O Bloco Cacique Jaraguá, cujo nome deriva de uma entidade que segundo seus integrantes se encanta nas matas do Pico do Jaraguá, em São Paulo, prestará uma homenagem ao cartunista Glauco Vilas Boas no próximo dia 21 de agosto de 2016, na avenida Paulista. O evento é livre e grátis para todos os públicos.
Bloco Cacique Jaraguá Foto: João Baptista Lago
Bloco Cacique Jaraguá
Foto: João Baptista Lago 
Os carnavalescos do grupo, que é formado por integrantes da Bateria Macumbada do Pimentas do Reino, Paranapanema, Sambaqui, Cachuera e outros músicos, vão se concentrar no Museu de Arte de São Paulo (MASP) às 12h e, a partir das 14h30, eles partirão em comitiva por toda a extensão do logradouro mais famoso da cidade.

O desenhista Glauco, que foi assassinado em 2010, era autor de várias personagens famosas, dentre as quais se destacam Dona Marta, Geraldão, Casal Neuras, Doy Jorge, Zé do Apocalipse e, também, o Cacique Jaraguá, cujas tirinhas (algumas delas ), você pode ver e ler a seguir:






Além de cartunista, Glauco foi líder espiritual da religião Santo-Daime, que emprega o chá de ayahuasca em seus ritos com a finalidade de proporcionar cura e autodescoberta aos seus adeptos.

Desde o dia 9 de julho, o cartunista é tema de uma exposição intitulada "Ocupação Glauco", no Itaú Cultural, a qual termina exatamente em 21 de agosto, dia em que a Ocupação Bloco Cacique Jaraguá tomará a avenida Paulista com um repertório musical que inclui arranjos de jongo, batucadas de samba, hinos de Santo-Daime e canções diversas de compositores paulistas.

No mesmo dia 21, no bairro Jaraguá, acontece o evento Cultura & Conceito, que reúne mais de 150 artistas urbanos, dentre os quais 60 grafiteiros, que realizarão performances ao vivo das 9h às 19h, igualmente grátis e livre.


Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários