Três documentários sobre o bairro Jaraguá

Há muitas histórias para contar sobre o distrito Jaraguá
Há muitas histórias para contar
sobre o distrito Jaraguá
Dentro dos 27,6 quilômetros quadrados do bairro Jaraguá onde vivem mais de 200 mil pessoas - muito mais gente do que em centenas de cidades brasileiras - há muitas histórias para contar.

Nos últimos dez anos, jornalistas e cineastas têm descoberto que o Jaraguá tem assunto de sobra, ao passo que começaram a criar filmes curta-metragem sobre a região. A seguir, apresento 3 desses documentários criados recentemente. Confira:

Atrás da Pedra


Dirigido pelo jornalista Thiago Carvalho com roteiro de Tais Oliveira e produção de Guilherme Queiroz, o documentário "Atrás da pedra" (2015, 31 min) expõe - de dentro para fora - a resistência dos Guarani Mbyá contra a desapropriação de suas terras na região e a sua luta pela demarcação do território.


Tanto a produção quanto a estreia desse filme foram realizadas no ano de 2015, o que faz dele o mais recente documentário sobre os conflitos humanos no local. O vídeo emociona e causa indignação ao retratar como os indígenas têm sido perseguidos desde a chegada do homem branco ao continente.

Assista agora:



Jaraguá: terra sem mal


Co-patrocinado pela Prefeitura Municipal de São Paulo por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e dirigido por Nelma Salomão e Rodrigo Gontijo, o documentário "Jaraguá: terra sem mal" (2008, 26 min) aborda questões sociais e culturais gerais do bairro.

Além disso, o vídeo expõe um pouco da vida nas aldeias indígenas da etnia Guarani Mbyá situadas aos pés do Pico do Jaraguá, uma das quais considerada a menor terra indígena do Brasil. Ele mostra a influência da cultura do homem branco sobre os índios e a luta destes contra o preconceito.

Assista agora:


Trilha Parque Estadual Jaraguá


O documentário "Trilha Parque Estadual Jaraguá" (2012, 28 min) foi produzido pela Black Jack Mídia para o programa City Tour da TV Uniesp pertencente à União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas (Uniesp). Ele é apresentado pela repórter Priscila Ramires.

No decorrer do vídeo, Priscila entrevista os monitores do parque enquanto percorre a Trilha do Pai Zé, a Trilha da Bica e a Trilha do Silêncio. Ela apresenta opções de entretenimento do lugar como os motivos históricos, o contato com a natureza e a vista panorâmica da cidade de São Paulo.

Assista agora:


Espero que, com essa amostragem de vídeos sobre o distrito, outros jornalistas e cineastas se sintam motivados para a criação de documentários mais longos e sobre outras áreas e motivos do bairro. Fica a dica!

Leia também:



Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários