Biblioteca Érico Veríssimo oferece 5 oficinas para a comunidade do bairro Jaraguá

A Biblioteca Pública Érico Veríssimo está localizada na rua Diógenes Dourado, 101, Cohab Taipas, bairro Jaraguá
A Biblioteca Pública Érico Veríssimo está localizada na
rua Diógenes Dourado, 101, Cohab Taipas, bairro Jaraguá.
Foto: Street View/Google Maps
A Biblioteca Pública Érico Veríssimo foi fundada em 1985 em um prédio da Cohab de Taipas, no bairro Jaraguá, e transferida para um edifício maior na rua Diógenes Dourado, número 101, na mesma Cohab, em 1997, onde permanece até os dias atuais.

O nome Érico Veríssimo que denomina a instituição é uma homenagem ao escritor Érico Lopes Veríssimo (1905-1975) autor de mais de 40 obras literárias tais como os romances "Incidente em Antares", "Olhai os lírios do campo" e "O tempo e o vento".

Ao longo de seus mais de 30 anos de existência, a instituição proveu diversas atividades de fundo cultural para a comunidade local, tais como rodas de leitura, oficinas de artes plásticas, música e teatro.

Atualmente, a biblioteca tem oferecido ao menos 5 oficinas e cursos grátis para a população do distrito Jaraguá, confira:

  1. Leituras e histórias da maior idade
    Rodas de conversas, reflexões e trocas de experiências sobre aspectos da vida cotidiana de cada participante. Os encontros são mediados por Geraldine da Silveira Mader 
    (todas às terças-feiras às 9 horas).

  2. Vocacional escrita criativa
    Indicado para pessoas maiores de 14 anos, este projeto aplicado pela doutora em Letras pela USP, Marina Ruivo, visa estimular a produção de textos literários 
    (todas às quintas-feiras às 9 horas).

  3. Vocacional Literatura
    Projeto aplicado pela doutora em Letras pela USP, Marina Ruivo, visa estimular atividades artísticas na área de Literatura. Indicado para pessoas maiores de 14 anos 
    (todas às quintas-feiras às 14 horas).

  4. Vivência musical
    Essa oficina aplicada por Valdeni Bispo dos Santos tem como finalidade a integração de crianças com ou sem deficiências intelectuais no universo da música 
    (todas às segundas-feiras às 15 horas).

  5. Aqui tem hip hop
    Diálogos com os jovens da comunidade sobre temas como genocídio da juventude preta, pobre e periférica, gênero e diversidade sexual e questões raciais 
    (horário não informado).

Parte interior da Biblioteca Érico Veríssimo
Parte interior da Biblioteca Érico Veríssimo. Foto: SPCultura
Alguns desses projetos culturais têm duração até novembro de 2016. A instituição ainda não informou se os mesmos serão renovados para o próximo ano.

Além dessas atividades, a instituição conta com telecentro com 17 computadores e serviço de impressão que podem ser utilizados gratuitamente pela população.

A biblioteca Érico Veríssimo possui um acervo de 40 mil exemplares de revistas, livros e materiais multimídia, os quais podem ser consultados no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB).

Os exemplares do acervo da biblioteca podem ser emprestados pelo prazo de 14 a até 28 dias (dependendo da categoria do usuário). Para conhecer os critérios acesse o Regulamento de Empréstimo do SMB.

Para ficar de olho na programação da instituição, visite e curta a fanpage da Biblioteca Pública Érico Veríssimo no Facebook.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários

  1. Tem atividades para crianças de 2 anos? Quais os dias e horários. Tipo pintura , história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente tem. Mas para você saber exatamente, só ligando ou enviando mensagem para a biblioteca vida Facebook Messenger.

      Excluir

Postar um comentário