Jaraguá é o bairro com maior percentual de solteiros em São Paulo

Gráfico 1: Bairros paulistanos com maior percentual de solteiros (clique para ampliar)
Gráfico 1: Bairros paulistanos com maior
percentual de solteiros 
(clique para ampliar)
A pesquisa "DNA Paulistano" realizada pelo instituto Datafolha nos anos de 2008 e posteriormente em 2012 indica que o Jaraguá é um dos bairros com o maior percentual de solteiros da terra da garoa.

Na edição 2012 da referida pesquisa, especificamente, o Jaraguá aparece em primeiro lugar absoluto (com 50% de moradores solteiros) no "Ranking de estado conjugal" em uma lista que conta com 96 distritos (vide gráfico 1).

A população do bairro é constituída por 48% de homens e 52% de mulheres, os quais possuem uma média de 37 anos de idade. Quanto à escolaridade, 37% têm ensino fundamental, 53% concluíram o ensino médio e 10% possuem ensino superior.  Só 1% dos jaraguenses pertence à classe A, 36% à classe B, 53% à classe C e 8% à classe D.

A mesma pesquisa expõe outros dados curiosos acerca desse distrito que é famoso por ostentar os dois maiores elevados da cidade, os picos do Jaraguá e do Papagaio. Um desses dados diz respeito aos clubes de futebol. Observe:

Gráfico 2: maioria dos jaraguenses são corintianos
Segundo o gráfico 2, portanto, o bairro Jaraguá é formado (ou era, em 2012) por 39% de corintianos, 19% de são paulinos, 12% de palmeirenses, 5% de santistas, 2% de flamenguistas, 2% de "outros times" e 22% não torcem para time algum.

O estudo revela ainda que a Igreja Católica perdeu espaço para as igrejas evangélicas no período, mas continua absoluta na região. Em 2008, 58% dos moradores eram católicos, 14% eram evangélicos e 10% não tinham religião. Já em 2012, 48% eram católicos, 26% eram evangélicos e 12% não eram adeptos de nenhuma religião.

Resumindo, pode-se dizer que o Jaraguá é um bairro com perfil classe C, solteiro, corintiano e católico, com uma pitada de pentecostalismo evangélico. Resta perguntar: quem concorda e quem discorda dessa pesquisa?

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários