USP convida população para escalada do elevado mais alto de São Paulo

Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Each-Usp) convida a população para escalada do Pico do Jaraguá
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da
Universidade de São Paulo (Each-Usp) convida a
população para escalada do Pico do Jaraguá
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Each-Usp), por meio de sua divisão de cultura e extensão denominada Each Cultural, realizará uma escalada ao Pico do Jaraguá pela Trilha do Pai Zé no dia 5 de novembro de 2016. O evento é grátis e livre para alunos da instituição e para a população em geral.

Os interessados devem comparecer às 10h do referido dia nas catracas da estação Vila Clarice de trens da CPTM (Linha 7 - Rubi) e procurar neste local o professor de Recursos Culturais e Patrimônio Histórico no Lazer e Turismo da Each-Usp, André Fontan Köhler, ou a bolsista Ariane Marques, os quais coordenarão o passeio.

Na ocasião, uma vez que todos tenham se apresentado, os coordenadores conduzirão o grupo até a trilha que fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá (PEJ), na Vila Chica Luisa, a apenas 1 quilômetro de distância da estação Vila Clarice.

"Esse projeto está em funcionamento desde 2009. Desde então, temos realizado inúmeras atividades turísticas em São Paulo, muitas das quais nos núcleos do Parque Estadual da Cantareira", revela Köhler, "esta é segunda edição no Jaraguá. Na primeira oportunidade nós trouxemos 15 pessoas".



Evento do Each Cultural da Usp realizado em Paranapiacaba, no dia 11 de abril de 2015
Evento do Each Cultural da Usp realizado em Paranapiacaba,
no dia 11 de abril de 2015 

O professor recorda que em passeios anteriores, o recorde foi de 70 pessoas e o mínimo de uma pessoa. Para esta edição, ele pede que os participantes tragam um lanche, água, repelente de insetos e protetor solar.


A Trilha do Pai Zé conta com 1,8 quilômetros de extensão. O percurso, constituído por terra e rocha, é cercado pela fauna e flora de um dos trechos restantes da Mata Atlântica no município de São Paulo. Atualmente ela é a única trilha oficial que dá acesso ao topo dos picos do Jaraguá e do Papagaio.

Recentemente, cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) fotografaram raios invertidos simultâneos que se dissiparam das torres dos dois elevados. Foi a primeira vez na história do Brasil que alguém conseguiu fazer tal registro.

Em outubro deste ano foram publicadas - aqui no Jaraguá SP Post - fotos, vídeos e relatos de estruturas remanescentes de uma pedreira centenária localizada "atrás" dos dois elevados. Foi a primeira vez que imagens desse lugar, que pode estar vinculado ao processo de industrialização e urbanização de São Paulo, foram divulgadas na internet. Elas podem ser visualizadas em meio ao artigo "Conpresp quer tombar ruínas de antiga pedreira de quartzo localizada no Jaraguá".

O PEJ conta ainda com outras atrações como o Casarão Afonso Sardinha construído em 1580 e um jatobá com idade estimada em 450 anos, um dos seres vivos mais antigos do distrito.

Dúvidas sobre o passeio? Acesse a agenda do evento no Facebook ou chame os universitários no Messenger da fanpage da Each Cultural para maiores esclarecimentos.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários