Incêndio destrói parte da vegetação do Pico do Jaraguá

Incêndio no Pico do Jaraguá. Imagem: frame de vídeo da Globo
Incêndio no Pico do Jaraguá.
Imagem: frame de vídeo da Globo
Um incêndio iniciado no decorrer da madrugada da última quarta-feira, 28 de dezembro de 2016, destruiu parte da vegetação em um raio de 4.500 m² da face Norte do Pico Jaraguá. De acordo com informações do Portal Terra, o trecho consumido pelo fogo era constituído de vegetação nativa e de eucaliptos.

O local do incidente é bem próximo ao trecho final de uma das mais famosas trilhas de São Paulo, a Trilha do Pai Zé, que conduz os turistas ao topo e também à base do elevado.

Os bombeiros foram acionados por volta das 4h, se encaminharam para o local e encerraram o combate ao incêndio às 9h. Não há relatos de feridos e, até agora, não se sabe o que originou o fogo.

O Parque Estadual do Jaraguá (PEJ), onde o elevado se encontra, possui 4.900.000 m² dentro dos quais há remanescentes de Mata Atlântica, quatro aldeias indígenas da etnia Guarani Mbya, cachoeiras e ruínas de uma antiga pedreira de quartzo, entre outras coisas.



Foco de incêndio próximo à Trilha do Pai Zé. Imagem: frame de vídeo da Globo
Foco de incêndio próximo à Trilha do Pai Zé.
Imagem: frame de vídeo da Globo

Fogo consumiu mata nativa e eucaliptos, segundo informações do Portal Terra. Imagem: frame de vídeo da Globo
Fogo consumiu mata nativa e eucaliptos, segundo informações do
Portal Terra. Imagem: frame de vídeo da Globo

Bombeiros controlaram o fogo na parte da manhã do dia 28 de dezembro. Imagem: frame de vídeo da Globo
Bombeiros controlaram o fogo na parte da manhã do
dia 28 de dezembro. Imagem: frame de vídeo da Globo
O lugar possui dois picos, são eles: o do Jaraguá e o do Papagaio, mas é costume da população e da imprensa mencionar apenas o nome do primeiro, que é mais conhecido. O referido incêndio, por sua vez, ocorreu no Pico do Papagaio, mas diz-se que foi no Pico do Jaraguá para facilitar a assimilação.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários