Equipe Trail do CEU Pêra oferece treinamento personalizado grátis para interessados em caminhada e corrida de rua

A Equipe de Corrida e Caminhada Trail, do CEU Pêra Marmelo, oferece treinamento gratuito e personalizado para pessoas (acima de 18 anos) com ou sem experiência em atividades esportivas. Para participar é muito simples, basta fazer uma carteirinha no referido CEU e se matricular nas aulas.

A maioria dos alunos da Equipe Trail CEU Pêra
participa ou já participou de corridas de rua.
Foto: acervo Equipe Trail
O suporte ao grupo é feito pelos seguintes profissionais:
  • Thais Thomazelli (30 anos)
    Graduada em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • André Rocha Ferreira (38 anos)
    Licenciado em Educação Física pela Unip.

  • Suellen Vieira Pinto (29 anos)
    Formada em Educação Física pela Uninove, em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional (Ineq), com pós-graduação em Gestão Esportiva pela Uninove.

  • Fernando de Oliveira Paes (37 anos)
    Mestre em Ciências do Esporte e Treinamento Esportivo pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
"Os treinos são realizados de acordo com o objetivo e condicionamento do aluno", explica Paes, que é o coordenador geral da equipe, "nesse processo nós podemos trabalhar com corridas contínuas de 60 minutos, treinos intervalados, fartlecks ou apenas com caminhadas de 30 a 60 minutos, por exemplo. Não existe padronização. Trabalhamos de acordo com a individualidade de cada aluno", ressalta.

O grupo, que foi fundado em 2010, possui atualmente 25 inscritos. Paes conta que desde que os treinos da equipe começaram, ele notou uma grande melhora no sistema cardiorrespiratório dos alunos e que, como consequência disso, houve diminuição da gordura corporal, o que os ajudou a melhorar a autoestima.

Segundo ele foi possível verificar também uma melhora na disposição e no humor, assim como uma maior capacidade de sociabilização devido à convivência com os demais integrantes do grupo. Isso sem falar no despertar da paixão pela prática da corrida, que é muito comum notar nos iniciantes.

Os treinos reduzem a gordura corporal,  melhoram a autoestima, a disposição e o humor. Foto: acervo Equipe Trail CEU Pêra
Os treinos reduzem a gordura corporal,
melhoram a autoestima, a disposição e o humor.
Foto: acervo Equipe Trail CEU Pêra
Os treinos ocorrem às segundas e quartas-feiras das 19h às 20h e às terças e quintas (específicos para corredores) das 20h às 21h no deck da piscina do CEU Pêra. Já aos sábados, as atividades são realizadas no Pico do Jaraguá, onde são intercalados treinos de subida pela pista asfaltada e pela Trilha do Pai Zé.

Todos os alunos da Equipe Trail começaram com caminhadas e evoluíram progressivamente para corridas, "a maioria deles participa ou participou de corridas e caminhadas de rua, com distâncias que variam de 5 km a até 75 km. Atualmente estamos formando um grupo experiente para prática de corridas de montanha", revela Paes.

Os treinos não requerem equipamentos caros, mas tão somente um bom par de tênis e uma roupa confortável, isto é, coisas que estão ao alcance da maior parte da população paulistana.

Para fazer a carteirinha e se matricular nos treinos de corrida é necessário uma foto 3x4, CPF e RG ou Certidão de Nascimento, e um comprovante de residência, documentos estes que deverão ser entregues no CEU Pêra Marmelo, que fica na rua Pêra Marmelo, 226, no bairro Jaraguá, em São Paulo, de segunda à sexta-feira das 7h30 às 17h30 e aos sábados das 8h às 16h00.

Em geral, jaraguenses que mantêm uma prática regular de atividades físicas habituaram-se a realizá-las em locais específicos. Se quiser conhecer alguns deles, leia o artigo "6 lugares para praticar corrida e caminhada no bairro Jaraguá".

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários

Postar um comentário