Operador de drone emociona plateia do auditório JNH com palestra sobre produção de imagens em alta montanha

O operador de drone natural da cidade de Pindamonhangaba, Samuel Oscar, esteve na manhã deste sábado, 8 de abril de 2017, no auditório Jéssica Nunes Herculano (JNH) localizado dentro do Parque Estadual do Jaraguá (PEJ) para a apresentação da palestra "Projeto Drone da Montanha". A conferência estava integrada ao evento "Abertura da Temporada de Montanha 2017" organizado pela Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (Femesp).

O "Projeto Drone da Montanha" consiste na produção de imagens aéreas dos 10 maiores picos do Brasil, os quais são - segundo dados de 2012 do Anuário Estatístico do Brasil publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - os seguintes:
  • Pico da Neblina - 2.993,80 metros
  • Pico 31 de Março - 2.972,70 metros
  • Pico da Bandeira - 2.892,00 metros
  • Pedra da Mina - 2.798,40 metros
  • Pico das Agulhas Negras - 2.791,50 metros
  • Pico do Cristal - 2.769,80 metros
  • Monte Roraima - 2.739,30 metros
  • Morro do Couto - 2.680,00 metros
  • Pedra do Sino de Itatiaia - 2.670,00 metros
  • Pico Três Estados - 2.665,00 metros
Pico dos Três Estados. Foto: acervo do Projeto Drone da Montanha
Pico dos Três Estados.
Foto: acervo do Projeto Drone da Montanha 
Em um tom leve, quase de palestra motivacional, com o lema "ser feliz agora", Oscar explicou como nasceu e se desenvolveu o sonho de filmar as maiores montanhas brasileiras. Ele conta que durante uma de suas primeiras viagens para visitar alguns elevados dentro e fora do país, em meados dos anos 2000, encontrou mochileiros que lhe contaram histórias incríveis, as quais lhe inspiraram a buscar algo extraordinário para a sua própria vida, "ali foi plantada a semente do projeto, no entanto, o meu ideal naquele momento era apenas o de subir as montanhas mais altas do Brasil e não filmá-las", disse.

Mais tarde, durante uma expedição ao Pico da Bandeira, um cenário fascinante se desdobrou para ele e para um amigo a centenas de metros de altitude. No horizonte, o sol de um lado e a lua do outro formavam uma paisagem cinematográfica, "imagina o que um pássaro estaria vendo agora", refletiu seu parceiro de viagem. Foi aí que surgiu a ideia de filmar os picos do ponto de vista das aves por meio do uso de drones.

Ao longo da palestra, Oscar exibiu alguns vídeos afinadíssimos (com trilha sonora e imagens de alta qualidade, daqueles que fazem chorar os mais sentimentais) de suas conquistas e comentou a evolução técnica do uso dos drones, dos assessórios e do planejamento para a criação das imagens ao longo do projeto, "houve uma escala de aprendizagem em cada montanha que subia e filmava", explicou. Ele disse que recorreu a gambiarras para montar câmeras, que os drones antigos não eram tão tecnológicos quanto os modernos e que aprendeu muita coisa sobre audiovisual. No vídeo a seguir, ele condensou em 2:30 min a sua epopeia, confira:


"A fotografia é importante, mas nada se compara a um bom roteiro", ensinou, "acordar em um lugar como esses que mostrei, acender um fogareiro e ter um bom roteiro para contar a história não tem preço".

Oscar revelou que os vídeos que produziu para o "Projeto Drone da Montanha" lhe abriram muitas portas. Ele disse que obteve reconhecimento em sua cidade, que a National Geographic comprou uma de suas imagens, que teve propostas para outros trabalhos de grande porte no ramo. Ele contou também que seu foco sempre foi filmar com prazer e alegria, sem nenhuma obrigação e que, por isso, nunca se preocupou em obter patrocínio, de modo que praticamente todas as expedições que realizou foram com dinheiro do próprio bolso.

O jeito como Oscar contou a história da realização de seu sonho emocionou a plateia em vários momentos, de modo que, no final, ele foi muito aplaudido e permaneceu por mais meia hora no local para conversar com alguns fans que não arredavam o pé.

Para ver mais vídeos na "visão de um pássaro" feitos por Oscar, visite no Vimeo o Projeto Drone da Montanha. Acesse também o álbum "Abertura da Temporada de Montanha 2017" no Facebook para visualizar fotos desse evento.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários