Ex-intercambistas japoneses no Brasil organizam expedição de 20 quilômetros rumo ao topo do Pico do Jaraguá

No domingo, dia 4 de junho de 2017, um grupo de ex-intercambistas da Escola de Língua Japonesa Daruma-Juku realizará uma expedição desde o bairro da Lapa até o cume do Pico do Jaraguá, em São Paulo, em um percurso de aproximadamente 20 quilômetros. O evento é grátis e livre para pessoas acima de 10 anos (menores de idade devem estar acompanhados de pai, mãe ou responsável).

Expedição realizada em 2010. Foto: acervo Daruma São Paulo
Expedição realizada em 2010.
Foto: acervo Daruma São Paulo
A expedição terá início pontualmente às 7h do referido dia, na praça Sebastião Jayme Pinto, na Lapa de Baixo. Os participantes deverão chegar ao topo do elevado por volta do meio dia, onde pretendem almoçar. O retorno se dará a partir das 14h, quando o grupo caminhará até a base do morro onde cada integrante pegará um ônibus de volta para o seu local de origem.

"O fundador da escola, o professor Reishi Moriwaki, começou o programa de intercâmbio dos jovens japoneses no Brasil em 1984 e naquele mesmo ano ele iniciou esse evento, que agora está na 36ª edição", conta a ex-intercambista Aki Yanagimoto, que esteve pela primeira vez no Brasil em 2006 (quando ainda era universitária) para estudar na Daruma-Juku, a qual lhe ajudou a conquistar uma vaga de professora de Língua Japonesa em Botucatu, interior de São Paulo, onde atuou ao longo de dois anos.

Atualmente, o grupo de organizadores deste evento é formado por 15 pessoas, seis das quais ex-intercambistas como Aki. Os demais integrantes são amigos do professor Moriwaki. Eles esperam que, com  a divulgação, as pessoas se sintam encorajadas a participar desse tradicional evento que une, principalmente, as culturas brasileira e japonesa.

Os interessados em participar devem levar os alimentos e bebidas que desejarem consumir no almoço e ao longo do trajeto. Deve-se levar, ainda, capa de chuva, chapéus, protetor solar e dinheiro para a passagem de volta.

Expedicionários na Trilha do Pai Zé, no Pico do Jaraguá, em 2010. Foto: acervo Daruma São Paulo
Expedicionários na Trilha do Pai Zé,
no Pico do Jaraguá, em 2010.
Foto: acervo Daruma São Paulo
O Pico do Jaraguá é um dos lugares mais inusitados de São Paulo. Em dias de chuva, suas antenas dissipam raios ascendentes (de baixo para cima), o contrário do convencional. Do seu sopé saiu a primeira mineração de ouro do município, em 1590, ano em que foi construído ali o Casarão Afonso Sardinha, atualmente uma das 7 Maravilhas Antigas do Bairro Jaraguá. De acordo com a cientista da natureza Lucélia Aparecida Letta (em entrevista para o Jaraguá SP Post) este elevado é mais antigo que as cordilheiras do Himalaia e dos Andes.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários