Corpo de Bombeiro Florestal Voluntário de SP instala-se no bairro Jaraguá

Desde junho de 2017 está instalado no Parque Estadual do Jaraguá (PEJ), o Corpo de Bombeiro Florestal Voluntário de SP (CBFV-SP) sob a direção do coordenador em Segurança do Trabalho e Emergências, Robson Nunes Maziero, e do bombeiro profissional, Walderce Dentello.

Logo do Corpo de Bombeiro Florestal Voluntário de SP (CBFV-SP)
Logo do Corpo de Bombeiro
Florestal Voluntário de SP
(CBFV-SP)
De acordo com Maziero, o diretor do PEJ disponibilizou uma área dentro do parque para a instalação da base de monitoramento de incêndios do CBFV-SP que atualmente tem funcionado todos os domingos, das 10h às 18h, com pretensão de expansão para os sábados, dependendo do efetivo.

"Atendemos ocorrências de incêndios em matas, oferecemos orientações ao público visitante sobre a estrutura do PEJ e sobre recursos de atendimento e primeiros socorros básicos", explica Maziero, "trabalhamos de forma 100% voluntária, não temos remuneração e todos os equipamentos utilizados são custeados por nós mesmos. Estamos buscando parceiros que possam nos auxiliar", completa.

O CBFV-SP está recrutando cidadãos comuns (independente da formação) e também bombeiros civis para um treinamento e período de adaptação como voluntários. Após a conclusão desse período adaptativo, o novo membro recebe um certificado de Brigadista Florestal Voluntário com a chancela do CBFV-SP. Os interessados devem ter no mínimo 18 anos de idade.

Um dos vieses do projeto é que os brigadistas voluntários formados pelo CBFV-SP participem também dos combates aos incêndios no PEJ quando esses, porventura, vierem a ocorrer, "[após a adaptação] teremos condições técnicas e acompanhamento para que a própria comunidade atue no suporte efetivo de combate aos incêndios no parque", diz Maziero.

Foco de fogo no Pico do Jaraguá (dezembro/2016). Foto: frame de vídeo da Globo
Foco de fogo no Pico do Jaraguá (dezembro/2016).
Foto: frame de vídeo da Globo
Para se ter uma ideia da importância do projeto, em setembro de 2016, um incêndio destruiu parte da vegetação do Pico do Jaraguá. Em uma ocorrência como essa, os prejuízos poderiam ser menores se houvesse uma equipe voluntária treinada por perto para extinguir os focos de fogo e/ou para preveni-los.

O CBFV-SP está instalado no PEJ, que fica no número 539 da rua Antônio Cardoso Nogueira, no bairro Jaraguá, periferia de São Paulo. Para maiores informações sobre inscrições de voluntários acesse o site do CBFV-SP.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários