Instituto CicloBR organiza campanha de doação de bicicletas para a Terra Indígena Jaraguá

O Instituto CicloBR - que é uma das mais importantes ONGs do Brasil no que diz respeito ao incentivo do uso da bicicleta como transporte, lazer, turismo e esporte - está realizando desde o início de julho a até o dia 12 de outubro de 2017 a campanha "Doação de bike para os moradores da aldeia do Pico do Jaraguá".

CicloBR pretende doar uma bicicleta para cada uma das mais de 160 famílias da TI Jaraguá. (Foto meramente ilustrativa)
CicloBR pretende doar uma bicicleta para
cada uma das mais de 160 famílias da TI Jaraguá.
(Foto meramente ilustrativa)
"A ideia para essa campanha surgiu quando ficamos sabendo que os índios utilizam a bike como meio de transporte. Agora que a iniciamos, nós pretendemos arrecadar ao menos uma bicicleta para cada família guarani", projeta o presidente do CicloBR, Hamilton Takeda.

A Terra Indígena (TI) Jaraguá abrange seis aldeias localizadas no entorno do Pico do Jaraguá, são elas a Ytu (Cachoeira), Pyau (Nova), Itawera (Pedra Reluzente), Itakupe (Atrás da Pedra), Itaendy (Pedra Amarela) e Yvy Porã (Terra Linda). Estima-se que vivam no lugar entre 160 a 200 famílias que juntas somam mais de 900 índios.

De acordo com a ONG, a campanha será realizada sob as seguintes regras:
  • Os voluntários do CicloBR farão as coletas das bikes junto aos doadores e também a entrega na TI Jaraguá;
  • Os dois voluntários responsáveis pela coleta das bicicletas são a Vera Penteado e o Anderson Ciclonauta. Ambos levarão consigo uma carta timbrada do CicloBR para fins de identificação;
  • Tanto o momento da doação quanto o da entrega das bicicletas serão registrados fotograficamente, portanto, todos saberão quem doou e quem recebeu.
Takeda diz que quer receber as bikes e já levá-las para doação, pois não possui espaço para armazená-las, "semana que vem quero levar as três bicicletas que já foram doadas e estão aqui no instituto e assim que recebermos um novo volume queremos levar para os índios imediatamente", explica.

Os integrantes do CicloBR pedem para que a sociedade se movimente para juntar as bicicletas abandonadas em condomínios, comércios, garagens, etc., e efetivamente doá-las aos guaranis que as utilizarão periodicamente.

Para saber mais sobre o instituto, acesse o site ciclobr.org.br. Para conhecer melhor os guaranis da capital, leia o artigo "13 documentários para você compreender a Terra Indígena Jaraguá localizada em São Paulo".

O bairro Jaraguá é um importante polo cicloturístico de São Paulo. Diariamente, pessoas de diferentes distritos e cidades adjacentes vêm ao Pico do Jaraguá para pedalar em sua Estrada Turística, a mais extensa ladeira asfaltada da Terra da Garoa. O bairro possui até uma malha cicloviária, mas tem um problema...

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários