Bombeiros voluntários recebem as chaves de posto avançado no Pico do Jaraguá

O Corpo de Bombeiro Florestal Voluntário de SP (CBFV-SP) - que desde junho de 2017 estava instalado no Núcleo de Educação Ambiental do Parque Estadual Jaraguá (Neapej) - recebeu da Fundação Florestal no dia 30 de julho as chaves de um posto avançado no topo do Pico do Jaraguá. O novo local com vista privilegiada vai facilitar as manobras de prevenção e combate a incêndios.

Posto avançado do CBFV-SP, no Pico do Jaraguá. Foto: acervo CBFV-SP
Posto avançado do CBFV-SP, no Pico do Jaraguá.
Foto: acervo CBFV-SP
"Estamos buscando auxílio das pessoas que quiserem contribuir para poder equipar esta base e, assim, oferecer condições de trabalho para os bombeiros que lá estiverem de prontidão e para que possamos receber as unidades de policiamento, guarda civil e bombeiros da Polícia Militar que estiverem pela área do parque", pede o diretor do CBFV-SP, Robson Nunes Maziero.

Maziero e seu sócio-diretor bombeiro profissional, Walderce Dentello, dizem que a Fundação Florestal e a Secretaria do Meio Ambiente têm ajudado com a disponibilização de alguns equipamentos de combate a focos de fogo e lembram que as refeições, o combustível para veículos de trabalho, entre outros itens, estão sendo bancados com dinheiro dos próprios bolsos.

A casinha vermelha (à sua direita) no alto do elevado é o novo lar dos voluntários do CBFV-SP. A partir desse lugar os bombeiros podem ter uma visão ampla da região. Foto: acervo CBFV-SP
A casinha vermelha (à sua direita) no alto do elevado é o novo lar dos voluntários do CBFV-SP. A partir desse lugar os bombeiros podem ter uma visão ampla da região.
Foto: acervo CBFV-SP
Dentello e Maziero no novo posto/sede do CBFV-SP. Foto: acervo CBFV-SP
Dentello e Maziero no novo posto/sede do CBFV-SP.
Foto: acervo CBFV-SP
Desde o início de suas operações, o CBFV-SP está recrutando pessoas comuns (com ou sem graduação em qualquer área) e bombeiros civis com idade superior a 18 anos para treinamento e período de adaptação como voluntários da equipe. A instituição oferece certificado de Brigadista Florestal Voluntário para aqueles que passarem pelo período adaptativo. Para saber mais sobre isso acesse o artigo "Corpo de Bombeiro Florestal Voluntário de SP instala-se no bairro Jaraguá".

Já para entrar em contato com os bombeiros voluntários e fazer sua inscrição, acesse o site e/ou a fanpage do CBFV-SP no Facebook, nos quais você poderá encontrar números de telefones, endereços de e-mails e conversar via Messenger.

Sala deverá ser usada para reuniões, treinamentos, recebimento de pessoas e muito mais. Foto: CBFV-SP
Sala deverá ser usada para reuniões, treinamentos, recebimento de pessoas e muito mais.
Foto: CBFV-SP

Ocorrências de incêndio no bairro Jaraguá

O Jaraguá SP Post já noticiou duas ocorrências de incêndio no distrito, ambas controladas por bombeiros do município de São Paulo. Acesse os posts "Incêndio destrói parte da vegetação do Pico do Jaraguá" e "Bombeiros controlam fogo na Vila Chica Luisa e no Jardim Ipanema" para saber mais.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários