Frente Povo Sem Medo organiza manifestação contra fechamento de dois setores do Hospital Geral de Taipas

A Frente Povo Sem Medo - Zona Noroeste (FPSM-ZN) convoca os cidadãos e cidadãs dos bairros Jaraguá, Perus, Pirituba, Brasilândia e arredores para a realização de um protesto contra o fechamento dos setores de Oftalmologia e Otorrinolaringologia do Hospital Geral de Taipas (HGT). A manifestação ocorrerá entre às 11h30 e 14h30 desta quarta-feira, 23 de agosto de 2017, na porta da instituição de Saúde.

Os setores de Oftalmologia e Otorrinolaringologia não funcionarão mais no HGT.
Foto: acervo Hospital Geral de Taipas
Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) - gestão Geraldo Alckmin (PSDB) - noticiou que a partir do dia 1º de setembro deste ano o atendimento às duas especialidades já mencionadas será transferido para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Várzea do Carmo, que fica a mais de 30 quilômetros de distância da região de Taipas.

Para o coordenador de serviços da SES, Antônio Jorge Martins, a medida vai melhorar o atendimento, pois o serviço passará de 800 para 4 mil atendimentos mensais. Não é o que pensam os médicos do HGT, que dizem que no AME Várzea do Carmo não é possível realizar cirurgias com anestesia e nem tampouco atender casos urgentes; e nem o que pensam os pacientes, que terão que pagar condução e se locomoverem para lugares muito distantes do habitual.

Para a FPSM-ZN, os usuários do HGT e do SUS não precisam que o governo diminua as especialidades, mas que amplie o atendimento de forma qualificada.

O HGT está localizado na avenida Elísio Teixeira Leite, 6999, no bairro Jaraguá, periferia de São Paulo.

Ontem, segunda-feira (21), foi a vez dos índios do distrito sofrerem um golpe quando o Ministério da Justiça invalidou 99% da área de suas terras. Um protesto denominado "O Jaraguá é Guarani" já foi marcado para o dia 30 de agosto, no Masp.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários