Historiador aponta 7 caminhos para os jaraguenses lutarem por uma Prefeitura Regional

Com 28 km², o Jaraguá é um dos 96 distritos de São Paulo. Ele possui um território que se estende do Pico do Jaraguá até a Serra da Cantareira Núcleo Taipas; e do Rodoanel ao morro do Jardim Bandeirantes (vide mapa adiante). Nele estão instaladas mais de 40 vilas, comunidades e aldeias, nas quais vivem mais de 200 mil pessoas (uma população de cidade média). Sua administração, porém, não fica aqui, mas no distrito vizinho de Pirituba, o que para o Mestre em História pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Rodrigo Gonçalves Benevenuto, é um grande problema.

O Jaraguá ocupa a 77ª posição entre os 96 distritos de São Paulo no quesito "Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)". Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
O Jaraguá ocupa a 77ª posição entre os 96 distritos de São Paulo no quesito "Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)". Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
De acordo com Benevenuto, que é morador do bairro Jaraguá e que recentemente apresentou na FGV a dissertação "Lutas sociais, associativismo e redemocratização na periferia noroeste de São Paulo: Jaraguá, 1983-1988", a falta de uma Prefeitura Regional nos coloca na posição de rendição à autoridade dos outros e, portanto, submetidos a um tempo de espera para melhorias muito maior do que em outras regiões, "boa parte das pessoas, principalmente aquelas que já conviveram com associações de moradores ou qualquer coisa parecida, sabe que aqui é o resto, isto é, primeiro é Pirituba, só depois é o Jaraguá", diz. Ele ressalta que só o fato de ter um equipamento físico para dialogar com as pessoas que deveriam atuar aqui muda muito a situação, "isso é uma coisa que precisamos aumentar a nossa luta para conquistarmos", almeja.

A ausência de uma Prefeitura Regional limita o avanço da educação, da saúde e até da renda no local. Não é de admirar, portanto, que o Jaraguá ocupe a 77ª posição entre os 96 distritos paulistanos quando o assunto é o "Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)", o que o coloca entre as 20 regiões com os piores resultados no quesito na cidade de São Paulo (Fonte: Wikipédia).

Os 28 km² do Jaraguá abrigam atualmente mais de 200 mil pessoas
Os 28 km² do Jaraguá abrigam atualmente mais de 200 mil pessoas

Refletindo sobre essa problemática em entrevista para o Jaraguá SP Post, Benevenuto apontou 7 caminhos para os jaraguenses lutarem por uma Prefeitura Regional, são eles a conscientização via porta a porta, carro de som, Jornalismo independente, centros culturais e times de várzea, além dos abaixo-assinados e dos protestos.

"Eu acho que o protesto cabe, o abaixo-assinado cabe. Mas também precisamos de mais trabalho de Jornalismo independente no bairro", explica, "e mais: se nós conseguirmos montar um centro cultural aqui, logo conseguiremos atingir mais gente. Eu tenho certeza que tem um monte de gente dispersa aí querendo mudar a quebrada".

Para o historiador, o futebol de várzea é outro caminho. Ele diz que se levantarmos o histórico, em várias oportunidades os times já funcionaram como associação de moradores, já participaram de lutas pontuais para conseguir um asfalto de rua ou outro benefício, de modo que, isso também pode ser uma forma de mobilização.

"Essa mobilização tem que ser feita de casa em casa, de porta em porta, ou pegar um carro de som e sair falando dos problemas do Jaraguá, por exemplo, um trabalho de formiguinha. O protesto, por sua vez, já é um segundo passo. O primeiro é a conscientização da nossa condição", expõe, "nós temos que ser criativos e o que não falta na quebrada é criatividade".

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários