Historiador conclui mestrado na FGV com dissertação sobre o distrito Jaraguá

O historiador e fundador do Coletivo Salve Kebrada, Rodrigo Gonçalves Benevenuto, que mora no Jardim Ipanema, bairro Jaraguá, concluiu em setembro de 2017 um mestrado em História na Fundação Getulio Vargas (FGV) com a apresentação da dissertação "Lutas sociais, associativismo e redemocratização na periferia noroeste de São Paulo: Jaraguá, 1983-1988". Ele foi orientado pelo professor Paulo Fontes e avaliado pelos professores Dulce Pandolfi e Daniel Hirata. O projeto levou dois anos desde o planejamento até finalização.

Da esquerda para a direita: o professor Paulo Fontes, o historiador Rodrigo Gonçalves Benevenuto, a professora Dulce Pandolfi e o professor Daniel Hirata. Foto: João Christóvão
Da esquerda para a direita: o professor Paulo Fontes, o historiador Rodrigo
Gonçalves Benevenuto, a professora Dulce Pandolfi e o professor Daniel Hirata.
Foto: João Christóvão

A dissertação de Benevenuto expõe aspectos da formação de classe por meio de articulações e protestos ocorridos no Jaraguá na década de 1980, quando o Brasil passava por um momento de redemocratização, lutas sociais, campanhas eleitorais e pela elaboração da Constituição de 1988.

"O que mais gostei nesse processo foi que descobri tantas coisas sobre a quebrada, que pude criar uma outra visão da construção da periferia", disse o historiador em entrevista para o Jaraguá SP Post, "com isso, hoje eu tento me desvincular dos movimentos de direita e também dos de esquerda. Não que estes não possuam coisas boas, mas é que a periferia tem um jeito próprio de proceder que muitas vezes essas ideologias não conseguem captar. Então, está na hora da gente começar a dizer a partir da própria periferia o que é a Política, o que é a Economia, etc., porque a lógica que as pessoas vivem aqui é muito singular, ela escapa às ideologias [de esquerda e direita] que são articuladas de fora para dentro e de cima para baixo. Só aí é que poderemos ter uma esperança para a redução da desigualdade", explica.
Ao longo de sua dissertação, Benevenuto contextualiza o crescimento demográfico da periferia, a criação dos loteamentos clandestinos, o surgimento dos conjuntos habitacionais e a consequente transformação da paisagem paulistana e do Jaraguá no período final da Ditadura e início da redemocratização. Ele revela como as associações de moradores buscavam melhores condições de vida, mostra como os trabalhadores periféricos participavam da política nacional, diz o quanto os quebra-quebras de trens daquela época influíram na formação de uma consciência de classe e analisa como agiam as classes dominantes nesse cenário.

Naquele período, os 28 km² do distrito Jaraguá possuíam uma população de 47 mil pessoas. Hoje tem mais de 200 mil, o que já é muito mais do que a população de cidades como Vinhedo (72 mil), Holambra (14 mil) e Cubatão (118 mil) e  Benevenuto diz que a tendência é que essa densidade aumente no futuro, "está ficando muito claro para mim que Pirituba é um lugar que está ficando mais caro e que está recebendo pessoas com maior poder aquisitivo e que o Jaraguá está recebendo os moradores mais pobres. Então, eu acho que o Jaraguá tende a aumentar as casas, os puxadinhos, o número de favelas, de conjuntos habitacionais, de aluguéis, e dessa forma, esse bairro vai se transformar em um quebradão tipo Capão Redondo [268 mil habitantes]".

Quanto ao futuro dele próprio, Benevenuto diz que pretende continuar à frente do Coletivo Salve Kebrada, realizar um doutorado com temática voltada para todas as periferias de São Paulo e trabalhar como professor ou pesquisador no ramo de História. Ele também está elaborando um projeto para um edital de fomento à periferia para fins de criação de um Centro Cultural no bairro Jaraguá.

A dissertação "Lutas sociais, associativismo e redemocratização na periferia noroeste de São Paulo: Jaraguá, 1983-1988" está disponível na íntegra para leitura no Scribd (clique no link em vermelho para acessá-la).

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários