"Barminhada Jaraguá" terá nova edição em 2018

ESTE EVENTO FOI CANCELADO. Entre às 10h30 e a até aproximadamente 16h30 do dia 25 de janeiro de 2018 (aniversário de São Paulo) ocorrerá em um dos distritos mais periféricos da cidade, o de Jaraguá, a "Barminhada Jaraguá - 2ª edição", uma "maratona" de bebedeira inspirada no filme "Heróis da ressaca" (2013). O evento é aberto ao público de homens e mulheres maiores de idade (cada um paga apenas o que consumir nos bares e o transporte).

Brinde à amizade durante a Barminhada 2017. Foto: acervo Repinácio.
Brinde à amizade durante a Barminhada 2017. Foto: acervo Repinácio.

Essa "maratona" é organizada desde 2017 pelo publicitário morador do CDHU Ipanema, o Diego Henrique Repinácio" (30), e amigos. Assim como na primeira edição, nesta Barminhada 2018 os participantes deverão caminhar em grupo até 14 bares do distrito, os quais estão localizados nos vilarejos de Jardim Ipanema, Vila Aurora, Santa Lucrécia e Cidade D'Abril, que estão posicionados no espaço entre a linha ferroviária e a rodovia dos Bandeirantes.

Segundo os organizadores, a Barminhada é para quem gosta de vida saudável, amigos e cerveja. Foto: acervo Repinácio
Segundo os organizadores, a Barminhada é para quem
gosta de vida saudável, amigos e cerveja.
Foto: acervo Repinácio
"Até agora, 15 pessoas me confirmaram que vão participar", informa Repinácio, "Outras pessoas de outros bairros ainda estão decidindo se virão ou não", revela. Os participantes deverão beber cerveja e dar notas para os bares do percurso nos quesitos "ambiente", "banheiro" e "preço da cerveja". No final, uma média é gerada para cada bar juntamente com um ranking que exclui da terceira edição da maratona (que poderá ocorrer em 2019) os três bares com as piores notas.
O Tropical Bar ficou na 4ª posição em 2017. Foto: acervo Repinácio
O Tropical Bar ficou na 4ª posição em 2017. Foto: acervo Repinácio

Quando perguntado sobre as dificuldades de andar por centenas de metros de um bar até outro depois de ter bebido tanto e sobre as questões de segurança que isso envolverá, Repinácio explica que ele e os demais organizadores estão pensando em utilizar ônibus ou Uber para fazer determinados trajetos mais distantes uns dos outros. O publicitário também revelou ao Jaraguá SP Post as regras do evento, confira:
  • 14 bares no roteiro;
  • Cada competidor tem direito a 1 passe (não beber) durante o percurso;
  • Todo competidor tem que pontuar os quesitos de cada bar para gerar a nota do estabelecimento;
  • O "atleta" que decidir desistir antes do término do percurso deverá avisar previamente e pagará a conta total do último bar que visitou, sendo que a desistência é aceitável só até o 12º bar do percurso;
  • Todo competidor é responsável pelos seus atos, incluindo bebedeira, vômito, briga e desrespeito ao estabelecimento;
  • Cada um paga o que consome. Contudo, os participantes poderão criar acordos como "dividir a conta do bar em partes iguais" ou "cada um paga a conta total de um bar", etc.
Bares do Barminhada 2018. Imagem: acervo Repinácio
Bares do Barminhada 2018. Imagem: acervo Repinácio
Para participar não é necessário fazer inscrição. Os interessados deverão apenas comparecer às 10h30 no bar "Chiquinho", o primeiro da lista (vide mapa), que fica na rua Gabino Ezeiza, 58, no Jardim Ipanema. Para tirar dúvidas, basta perguntar no tópico "Discussão" da página do evento do Facebook ou entrar em contato com Repinácio via Messenger.

Os organizadores estudam agora a possibilidade de dar medalhas personalizadas e/ou certificados/diplomas para os participantes que completarem a maratona da bebedeira pelos 14 bares do distrito Jaraguá especificados no contexto da "Barminhada Jaraguá - 2ª edição". Nos próximos dias, eles devem decidir se essa premiação irá ou não ocorrer.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários