Portal R7 chama Jaraguá de área "mais selvagem" em matéria que não deveria ter sido publicada

Uma matéria intitulada "SP dos extremos: a modernidade da avenida Paulista e a tradição do Jaraguá", que pode ter sido divulgada em 24 de janeiro de 2018 pelo Portal R7, trata o distrito Jaraguá como área "mais selvagem" da capital paulista. O título do artigo surgiu nas buscas do Google junto com a inscrição "Não publicar".

O início da matéria que esteve disponível "em cache", no Google
O início da matéria que esteve disponível "em cache", no Google
Ao que parece, a reportagem pode ter sido propagada por volta das 21h do referido dia e logo em seguida deletada, porém, ela ficou disponível "em cache" no Google, o que permitiu a visualização e leitura de todo o seu conteúdo. Nenhum jornalista assina a matéria, que é atribuída como "Do R7" como pode ser visto na figura anexa a este artigo.

A reportagem conta com dois subtítulos, o primeiro deles denominado "Mais selvagem" em que são mencionados depoimentos de um dos líderes da aldeia Tekoa Pyau pertencente a Terra Indígena (TI) Jaraguá; e o segundo intitulado "Mais urbano" em que são expostos os depoimentos de uma advogada que vive e trabalha na avenida Paulista.

Matéria chegou a ser indexada pelo Google
Matéria chegou a ser indexada pelo Google

Se no entendimento dos redatores do Portal R7 o termo "mais selvagem" quer dizer "com mais selva" ou "mais verde", o distrito Jaraguá não é nem de longe o "mais selvagem". Das 32 prefeituras regionais de São Paulo, a de Parelheiros é a que aparece em primeiro lugar no índice de área verde disponível por habitante (segundo dados do Metro Jornal com informações da Secretaria do Verde e Meio Ambiente).

As regiões de Jaçanã/Tremembé, Perus, Freguesia/Brasilândia, Casa Verde/Cachoeirinha, Capela do Socorro, Penha, Santana/Tucuruvi e Itaquera ocupam as posições seguintes no mesmo índice. A Prefeitura Regional de Pirituba, que engloba o distrito Jaraguá, está na 10ª colocação.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários