Guaranis do Jaraguá lançam o Cineitakupe

Os índios guaranis do bairro Jaraguá, periferia noroeste de São Paulo, vão inaugurar no dia 10 de março de 2018 o Cineitakupe. O evento será na Tekoa Itakupe (Aldeia Atrás da Pedra) localizada no número 1.048 da avenida Chica Luiza, no sopé do Pico do Jaraguá.

Cena do filme "Ara pyau: primavera guarani", do diretor Carlos Eduardo Magalhães, que estará presente no Cineitakupe 1ª edição. Imagem: acervo Laranjeiras Cinema & Cultura
Cena do filme "Ara pyau".
Imagem: Laranjeiras Cinema & Cultura
O projeto visa a exibição de um filme por mês no local seguido de uma roda de conversas sobre a cultura indígena.

Na 1ª edição, que ocorrerá no referido dia a partir das 17h até às 21h, será mostrado o filme "Ara Pyau: primavera guarani" (2018, 74 min) que tem sido tema de matérias em portais da grande imprensa como o Estadão e Hoje em Dia  por ter sido apresentado na Mostra Aurora, uma das maiores do país no quesito "cinema autoral".
O convidado especial do evento será o diretor de "Ara Pyau", o cineasta Carlos Eduardo Magalhães. Ele participará do debate a ser realizado após a exibição do filme.

O cacique local Wera Xondaro diz que a expectativa é muito grande acerca do público, "achamos que as pessoas que ainda não viram esse filme vão gostar bastante do nosso modo de ver as coisas", diz, "então, temos essa expectativa de que o público reaja muito bem e que se sinta maravilhado não apenas com o filme, mas também com lugar onde ele será exibido, isto é, as pessoas estarão vendo um filme diferenciado dentro de uma aldeia", completa.
Clique no botão "Play" ou em "ouvir no navegador (se estiver no celular)" para ouvir o depoimento do cacique Xondaro:

Desde o final dos anos 2000 foram produzidos cerca de duas dezenas de filmes de curto orçamento sobre/ou na Terra Indígena Jaraguá, da qual faz parte a aldeia Itakupe, o que o leitor poderá saber mais ao ler o artigo "O distrito Jaraguá e sua produção cinematográfica".

Terra Indígena Jaraguá tem sido tema de inúmeros filmes desde o final da década de 2000. Foto: Thiago Carvalho Wera'i
Terra Indígena Jaraguá tem sido tema de inúmeros filmes desde o final da década de 2000.
Foto: Thiago Carvalho Wera'i
A alimentação durante o evento na Itakupe será colaborativa, por isso, os organizadores pedem que os interessados em participar levem óleo, farinha de trigo, batata doce e milho para preparação e consumo no local. É proibido levar bebidas alcoólicas.

O ingresso para o Cineitakupe custa R$ 15,00 por pessoa. Crianças não pagam. Para mais informações, os interessados devem entrar em contado via Messenger/Facebook com o coletivo "Existe Guarani em SP", que organiza o evento.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários