Filme "Ara pyau" será exibido no CineSesc durante a Mostra Tiradentes/SP

O filme "Ara pyau: a primavera guarani" (2018, 74 min) - que aborda a demarcação do território indígena no bairro Jaraguá, periferia noroeste de São Paulo - será exibido às 21h00 do dia 19 de março de 2018, no CineSesc, durante a 11ª edição da Mostra Aurora integrada à 6ª edição da Mostra Tiradentes/SP.

CineSesc. Foto: acervo CineSesc
CineSesc.
Foto: acervo CineSesc
Produzido pela Laranjeiras Cinema e Cultura (LCC) com direção do cineasta Carlos Eduardo Magalhães, o documentário "Ara pyau" já foi apresentado em janeiro no decorrer da mesma mostra, só que na cidade de Tiradentes/MG, onde foi muito prestigiado.

Desde a exibição em Minas Gerais, o filme tem sido muito comentado pela imprensa e por sites e blogs especializados em cinema.

No texto "Ara Pyau: a primavera guarani", por exemplo, publicado no blog Multiplot, o editor Pedro Tavares diz que o que Magalhães faz é invocar um épico, "apresenta seus personagens, motivações, preparação e enfim, a tão aguardada batalha contra o sistema", escreve.

Cena de "Ara Pyau". Foto: acervo Laranjeiras Cinema e Cultura
"Ara Pyau".
Foto: LCC
Já Francisco Carbone em artigo para o Vertentes do Cinema considera que "Ara pyau" tem dois filmes em um, sendo o primeiro uma exposição do universo de índios aculturados, "genuíno em sua delicadeza", escreve, e o segundo um thriller de invasão com viés político.
O documentário também foi noticiado, comentado e analisado em sites como Culturadoria, Cenas de Cinema e Estadão, entre outros.

Um dos comentários mais interessantes, contudo, partiu do próprio Magalhães, que durante a Mostra Aurora em Minas Gerais ocorrida em janeiro último disse que os índios não precisam de cineasta branco para fazer filme, "eles têm muitos cineastas nas aldeias", explicou. O diretor contou que o fato de os guaranis lhe encomendarem a produção de "Ara pyau" foi um presente que ele ganhou.

Antes do evento no CineSesc, Magalhães estará presente no lançamento do Cineitakupe (dia 10 de março de 2018), na Tekoa Itakupe (Aldeia Atrás da Pedra) localizada no sopé do Pico do Jaraguá, onde seu filme também será exibido e em seguida será realizado um debate.

Números da 6ª Mostra Tiradentes/SP

A 6ª edição da Mostra Tiradentes SP, que acontece de 15 a 21 de março de 2018 no CineSesc, em São Paulo, tem como tema o "Chamado realista".

Ela visa a apresentação de filmes que expõem as recentes crises políticas e sociais no Brasil e que geram discussões sobre a representatividade das minorias.

Banner da 6ª Mostra Tiradentes/SP
Banner da 6ª Mostra Tiradentes/SP
Ao longo do evento serão apresentados:
  • 32 filmes brasileiros (14 longas e 18 curtas)
  • 19 sessões de cinema
  • 10 bate-papos com realizadores e curadores
  • 1 laboratório
  • 1 oficina
  • 1 debate conceitual
Durante a Mostra Aurora, que integra o evento, serão exibidos sete filmes, são eles: Ara Pyau – A Primavera Guarani (SP), de Carlos Eduardo Magalhães; Baixo Centro (MG), de Ewerton Belico e Samuel Marotta; Dias Vazios (GO), de Robney Bruno Almeida; IMO (MG), de Bruna Schelb Correa; Lembro Mais dos Corvos (SP), de Gustavo Vinagre; Madrigal para um Poeta Vivo (SP), de Adriana Barbosa e Bruno Mello Castanho; e Rebento (PB), de André Morais.

O evento também contará com a Mostra Homenagem, Mostra Foco (séries 1, 2, 3 e SP), Mostra Paulista e Mostra Chamado Realista.

Onde fica o CineSesc?

O CineSesc fica na rua Augusta, 2075, Cerqueira César, em São Paulo/SP.

Para comprar ingresso para o filme "Ara Pyau: a primavera Guarani" (clique sobre a imagem abaixo para saber mais):


Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários