Projeto Imprensa Jovem: CEU Pêra planta semente do Jornalismo no Jaraguá

Criado em 2016 pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para aplicação nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, o Imprensa Jovem é um programa (fundamentado na Educomunicação) que, conforme a Portaria SME nº 7.991/2016, visa "desenvolver ações que promovam o protagonismo infantil e juvenil, o direito à comunicação e à liberdade de expressão por meio, inclusive, da apropriação de recursos midiáticos de aprendizagem".

Desde abril de 2018, o Imprensa Jovem está em funcionamento no CEU Pêra Marmelo localizado no Jaraguá, implantado ali pela coordenadora de Projetos Educacionais da Gestão e professora-orientadora do programa, Marina Franco, "como temos muitos shows, eventos e ações, eu e minha equipe percebemos a oportunidade que alguns alunos teriam de se envolver e participar da cobertura desses momentos conosco", diz.

Imprensa Jovem CEU Pêra em entrevista com Zezé Motta.  Foto: acervo Imprensa Jovem CEU Pêra
Imprensa Jovem CEU Pêra em entrevista com Zezé Motta.
Foto: acervo Imprensa Jovem CEU Pêra
Estudantes do Imprensa Jovem CEU Pêra com Zezé Motta  ao centro e a orientadora Marina Franco à direita.  Foto: acervo Imprensa Jovem CEU Pêra
Estudantes do Imprensa Jovem CEU Pêra com Zezé Motta
ao centro e a orientadora Marina Franco à direita.
Foto: acervo Imprensa Jovem CEU Pêra
A equipe Imprensa Jovem CEU Pêra é formada por alunos das unidades escolares locais e por moradores de todas as faixas etárias da Vila Aurora e arredores, "no início, convidamos alguns alunos que frequentemente estavam presentes no CEU, mas com tempo ocioso", conta a orientadora, "então, nós pensamos em engajá-los em algo que fosse bacana". Depois das primeiras experiências, outras pessoas ficaram sabendo do projeto e pediram para fazer parte.
Atualmente, o programa está aberto para toda a comunidade. A equipe, que hoje possui 8 integrantes, reúne-se uma vez por semana para realizar estudos, programar pautas e fazer a cobertura de algumas situações e eventos ocorridos dentro da instituição de ensino. Durante a apuração das matérias, os jornalistas do projeto circulam com um crachá, que possibilita identificá-los e ao mesmo tempo lhes atribui a condição e a reputação de comunicadores.


O grupo possui uma página no Facebook e um canal de vídeos no Youtube, onde o conteúdo jornalístico é publicado. Os integrantes produzem vídeo-reportagens, fotojornalismo e, por enquanto, alguns microtextos para as redes sociais. Eles também realizam os trabalhos de edição e publicação. Nesses dois endereços eletrônicos é possível visualizar, entre várias matérias, a cobertura do show de Zezé Motta feita em junho de 2018 no Teatro Plínio Marcos, dentro do CEU Pêra. Ao longo deste evento, a equipe filmou e entrevistou a cantora que, no final, incentivou, "lhes desejo muita sorte nessa carreira, para a qual vocês já demonstram que têm o dom", disse aos alunos.

Imprensa Jovem CEU Pêra em entrevista com o cantor Péri. Foto: acervo Imprensa Jovem CEU Pêra
Imprensa Jovem CEU Pêra em entrevista com o cantor Péri.
Foto: acervo Imprensa Jovem CEU Pêra
Se depender da empolgação da estudante da 7ª série, Fernanda Álvares de Oliveira (13 anos), o Imprensa Jovem tem tudo para ser o início de uma carreira de comunicadora, "nós entrevistamos os artistas antes e depois dos shows, clicamos fotos, filmamos as apresentações. Entrevistamos também as pessoas para saber o que elas acharam dos eventos", explica, "olha, eu nunca havia pensado em me tornar jornalista, mas depois desse projeto eu até tenho vontade porque é muito legal entrevistar as pessoas. Estou adorando", conclui.

Além do exercício da Comunicação Social em nível educacional, o Imprensa Jovem proporciona aos alunos a oportunidade de iniciação na área com treinamentos teórico-práticos. Por exemplo, segundo a coordenadora Marina, a SME está fornecendo uma formação em Telejornalismo EAD de 2 meses aos integrantes. Como se vê, é a semente do Jornalismo lançada na comunidade. É a primeira vez na história que um projeto desse tipo é realizado dentro das fronteiras do Jaraguá.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários