"Vista para o Pico do Jaraguá" é argumento de vendas no setor imobiliário

Digite "vista para o Pico do Jaraguá" (entre aspas) no Google e você encontrará páginas e páginas de anúncios em sites como o Zap Imóveis, Imóvel Web, Viva Real e outros do gênero, cujos usuários empregam o termo mencionado como argumento de vendas.

Vista para o Pico do Jaraguá é usada para vender apartamentos em São Paulo e arredores. Foto: montagem Jaraguá SP Post
Vista para o Pico do Jaraguá é usada para
vender apartamentos em São Paulo e arredores.
Foto: montagem Jaraguá SP Post
Pode apostar, com esse termo ou argumento - como você quiser chamá-lo - vendem-se casas, sobrados, chácaras, apartamentos e outros imóveis em vários bairros de São Paulo e até mesmo em cidades adjacentes.

É que os vendedores perceberam que mesmo adornados com antenas de TV que mais parecem malsucedidas torres de petróleo, os picos do Jaraguá (1.135m) e do Papagaio (1.127m) atraem as pessoas. Quando estas olham para o horizonte vêem os resistentes montes de quartzito e com eles um pedaço da Mata Atlântica entre as frestas de um prédio e outro, o que lhes chama a atenção.

Exemplos de resultados de pesquisas de "Vista para o Pico do Jaraguá", no Google. Imagem: Google
Exemplos de resultados de pesquisas de
"Vista para o Pico do Jaraguá", no Google.
Imagem: Google
Assim, ao que parece, a silhueta desses morros que há tempos é objeto de inspiração para pintores, fotógrafos e outros artistas brasileiros e estrangeiros, o é também para muitas pessoas que pretendem morar em suas proximidades e que desejam ver mais do que uma selva de pedra no enquadramento de suas janelas.

A "vista para o Pico do Jaraguá" como parte do projeto arquitetônico

Com uma olhada mais apurada nos anúncios já citados é possível verificar que, em muitos casos, a "vista para o Pico do Jaraguá" é mencionada como parte do projeto arquitetônico da obra. Ou seja, ela não surge por acaso, mas é ponderada desde o planejamento. Não raras vezes, os anúncios que decorrem desses empreendimentos vêm acompanhados das palavras "impressionante", "imponência" e "pôr do sol".
No artigo "Reforma deixa apartamento elegante com soluções práticas e baratas" publicado no portal Casa e Jardim, por exemplo, a comunicóloga Lara Muniz apresenta um case da empresa Cacho Arquitetura onde expõe o modo de pensar da arquiteta Roberta Rinaldi, para quem a vista do sol poente no Pico do Jaraguá fora considerada desde o início no contexto da referida reforma.

Obra de projeto da Rubi & Luongo Arquitetura, em Pirituba, São Paulo. Vista para o Pico do Jaraguá. Foto: acervo New City
Obra de projeto da Rubi & Luongo Arquitetura, em
Pirituba, São Paulo. Vista para o Pico do Jaraguá.
Foto: acervo New City
No Google, o Pico do Jaraguá aparece relacionado ainda a projetos arquitetônicos de escritórios como Alcindo Dell’ Agnese, Brasil Arquitetura, Foster Conant & Associates, Paulo Mendes da Rocha, Rubi & Luongo Arquitetura, Casa 14 Arquitetura e tantos outros.

Vista para o Pico do Jaraguá influencia a criação de empresas e serviços

Quem diria, o nome Hotel Jaraguá é inspirado no morro mais famoso de São Paulo. Do idioma Guarani, a palavra "Jaraguá" significa "Senhor do vale". E o hotel, instalado no Vale do Anhangabaú, recebera esse nome porque seu dono, José Tjurs, queria que o mesmo fosse visto como o ponto mais alto da Hotelaria naquela região.
Além de influenciar a criação de nomes de empresas, o morro inspira também a realização de serviços, principalmente aqueles realizados no ramo de Turismo. É o caso, por exemplo, do roteiro de visitação ao mirante do Farol Santander (antigo Banespão) no centro histórico da capital paulista.

Do alto do Farol Santander vê-se a avenida São João e, é claro, o Pico do Jaraguá. Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Do alto do Farol Santander vê-se a avenida São João
e, é claro, o Pico do Jaraguá.
Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Sobre este roteiro, os comunicadores de sites, portais, jornais e revistas não cansam de divulgar aos quatro ventos que do alto daquele prédio é possível desfrutar (adivinhe!) uma bela vista para o Pico do Jaraguá.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários