Jaraguá vertical: distrito tem mais de 1.000 prédios

O Jaraguá, distrito localizado na região noroeste de São Paulo, possui mais de 1.000 prédios. É o que se pode constatar ao se contar os telhados dos edifícios a partir de fotografias de satélite da empresa DigitalGlobe disponíveis no Google Earth. O número pode ultrapassar 15 centenas, pois debaixo dos telhados provavelmente há muitos prédios conjugados, que não podem ser vistos de cima e por isso não entram nas contas. Todos estes edifícios foram construídos nos últimos 40 anos.

Prédios do Jardim Ipanema, Jaraguá. Foto: Google Earth
Jardim Ipanema.
Foto: Google Earth
Concentrações de prédios no Jaraguá. Imagem: Jaraguá SP Post

No final da década de 1970, quando os prédios das Cohabs (dentre as quais a de Taipas) começaram a ser entregues, o Jaraguá contava com aproximadamente 30 mil habitantes. Atualmente, ele possui mais de 208 mil. Nos próximos 22 anos, mais de 317 mil pessoas estarão vivendo nos 27,5 quilômetros quadrados do distrito, segundo projeções da prefeitura publicadas na matéria "Os dez distritos em São Paulo que mais ganharão moradores até 2040" do portal Estadão.

Prédios do Jardim São João, Jaraguá. Foto: Google Earth
Prédios do Jardim São João, Jaraguá.
Foto: Google Earth
Para a administradora financeira e síndica profissional, Patrícia Valério (49), o Jaraguá não está preparado para suportar tamanho crescimento, "os habitantes locais já sofrem com a falta de segurança e de serviços de saúde, o que faz com recorram aos distritos vizinhos que, por suas vezes, também já estão sobrecarregados", pondera.

Prédios da região de Taipas, Jaraguá. Foto: Google Earth
Prédios da região de Taipas, Jaraguá.
Foto: Google Earth
Prédios da Cohab Brig. Eduardo Gomes, Jaraguá. Foto: Google Earth
Cohab Brig. Eduardo Gomes, Jaraguá.
Foto: Google Earth
Mesmo com essas dificuldades, Patrícia diz que se sente mais segura dentro dos  condomínios, incluindo naqueles que não têm portaria 24 horas, "o maior desafio, principalmente nos verticais, é o da convivência em grupo. É comum ocorrerem desentendimentos por causa de barulhos, vagas nas garagens, animais domésticos e sujeira", diz.

Prédios do Jardim Paulistano, no Jaraguá fronteira com Brasilândia. Foto: Google Earth
Prédios do Jardim Paulistano, no Jaraguá fronteira com Brasilândia.
Foto: Google Earth
Prédios da Estância Jaraguá. Foto: Google Earth
Prédios da Estância Jaraguá.
Foto: Google Earth
Jardim Pirituba, Jaraguá.  Foto: Google Earth
Jardim Pirituba, Jaraguá.
Foto: Google Earth
Patrícia trabalha como síndica há 8 anos. Atualmente, administra dois condomínios, um deles na Vila Aurora. Nesta função, media conflitos de moradores, administra verbas, planeja melhorias, dialoga com fornecedores de serviços.
Para ela, o lado bom de morar em um condomínio seja ele vertical ou não é que se pode desfrutar de piscinas, quadras, academias, salão de festas e, além disso, não é preciso se preocupar com a manutenção do imóvel.

Prédios do Jardim Rincão e Pq. Nações Unidas, Jaraguá. Foto: Google Earth
Prédios do Jardim Rincão e Pq. Nações Unidas, Jaraguá.
Foto: Google Earth
Prédios do Retão, Jaraguá. Foto: Google Earth
Prédios do Retão, Jaraguá.
Foto: Google Earth

Prédios do City Jaraguá e adjacências. Foto: Google Earth
Prédios do City Jaraguá e adjacências.
Foto: Google Earth
Já o mestre em História pela Fundação Getúlio Vargas, Rodrigo Gonçalves Benevenuto (30), diz que o Jaraguá cresceu tanto que passou os vizinhos Perus e Pirituba em número de habitantes, "neste contexto, muitas habitações foram produzidas em lógica de conjunto habitacional, o que nos leva a crer que possuem algumas (mas poucas) adequações às normas urbanas", diz, "entretanto, há áreas em encostas e nas beiras de córregos que têm sido amplamente ocupadas sem lógica alguma, e são para esses locais que deveriam haver políticas públicas como as de saneamento básico, por exemplo".

Prédios da avenida Alexios Jafet, Jaraguá. Foto: Google Earth
Prédios da avenida Alexios Jafet, Jaraguá.
Foto: Google Earth
Conjunto Residencial Turística, Jaraguá. Foto: Google Earth
Conjunto Residencial Turística, Jaraguá.
Foto: Google Earth
Benevenuto é autor da dissertação "Lutas sociais, associativismo e redemocratização na periferia noroeste de São Paulo: Jaraguá, 1983-1988", texto no qual contextualiza o crescimento demográfico periférico, aborda a criação de loteamentos clandestinos e o surgimento dos conjuntos habitacionais ao longo do período de transição da Ditadura para a redemocratização brasileira.

Prédios da Vila Eliana, próximos à rodovia Bandeirantes. Foto: Google Earth
Prédios da Vila Eliana.
Foto: Google Earth
Torres do Centro do Jaraguá. Foto: Google Earth
Torres do Centro do Jaraguá.
Foto: Google Earth
"Em loteamentos clandestinos como os da imobiliária D'Abril, a tendência para os próximos anos é o aumento do número de puxadinhos para comportar o crescimento das famílias e também para aluguel", prevê.

Apesar dos problemas, na opinião de Benevenuto o distrito pode sim comportar uma população maior, mas para isso será necessário desenvolver meios de transporte alternativos como o da bicicleta. Sapopemba, por exemplo, já tem quase 300 mil habitantes em apenas 13 quilômetros quadrados (Censo 2010). Por fim, o historiador reflete que é importante preservar os bosques e parques locais frente ao avanço imobiliário.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários

Postar um comentário