Aluno da Etec Jaraguá é candidato ao Parlamento Juvenil Mercosul

O aluno de Eletrotécnica integrada ao Ensino Médio da Etec Jaraguá, Gabriel Xavier da Silva (15), concorre a uma vaga no Parlamento Juvenil Mercosul (PJM), uma assembleia internacional constituída por jovens da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, a qual visa o diálogo e a busca de consenso para a solução de problemas comuns relacionados à juventude local.

Aluno da Etec Jaraguá concorre ao Parlamento Juvenil Mercosul. Foto: Acervo PJM
Aluno da Etec Jaraguá concorre ao Parlamento Juvenil Mercosul.
Foto: Acervo PJM
Os referidos países integram o Mercado Comum do Sul, mais conhecido como Mercosul, que é uma organização fundada a partir do Tratado de Assunção de 1991 com a finalidade de promover políticas econômicas e aduaneiras voltadas para o desenvolvimento da região.

Neste contexto, o PJM - que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (Iidac) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) - selecionará 27 jovens, cada qual representará na assembleia um estado brasileiro e o Distrito Federal.

Em São Paulo, Gabriel concorre com o projeto denominado "Mais arte porque faz parte"(material em aquivo .DOC do Word). Neste programa, o estudante de Jaraguá SP propõe a ampliação da reflexão artística em sua escola por meio da inclusão de oficinas culturais ministradas pelos próprios alunos. Segundo ele, a arte pode enriquecer a formação dos estudantes da Etec Jaraguá, cuja grade curricular tem ênfase técnica (vide vídeo de 2 minutos a seguir).


"Sempre me envolvi com a arte e a área musical, pois meus pais são artistas e sempre me incentivaram a valorizar esse campo", escreve ele em seu perfil no portal do PJM, "a arte me transformou, me deu asas para voar livremente".

Como votar nas eleições do PJM?

Alunos de todo o Brasil podem voltar, porém, somente aqueles que possuem entre 14 e 18 anos e estão cursando o Ensino Médio. Para tanto, é necessário realizar o seguinte passo a passo:
  1. Clicar em "Candidatos" na página do PJM para acessar a página de candidatos
  2. Clicar (no mapa exposto na página) sobre o território estadual no qual estuda
  3. Clicar nos perfis dos candidatos e analisar as propostas de cada um deles
  4. Refletir sobre as propostas dos candidatos
  5. Cadastrar-se no site (entre os dias 26 e 30 de novembro de 2018) para poder votar
  6. Votar no candidato de sua preferência
O resultado da eleição será divulgado no site do PJM no dia 10 de dezembro de 2018.

Se eleito, o primeiro compromisso internacional de Gabriel será participar do encontro de eleitos, que ocorrerá no início de 2019 na sede do Mercosul, em Montevideo, no Uruguai.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários