Emef Estação Jaraguá realiza exposição fotográfica em estação local da CPTM

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Estação Jaraguá realiza, até o dia 10 de dezembro de 2018, uma exposição fotográfica na estação de mesmo nome da Linha Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) localizada em Jaraguá SP.

Exposição Emef estação Jaraguá. Foto: Marinaldo Pedrosa
Exposição Emef estação Jaraguá.
Foto: Marinaldo Pedrosa
As fotografias foram clicadas por estudantes do 6º ano em variados pontos de interesse da paisagem do distrito, no contexto do projeto "Território Jaraguá", o qual envolveu três áreas de ensino:
  1. Geografia (com coordenação do professor Henrique Macedo);
  2. História (coordenada pela professora Maria Aparecida);
  3. Oficina de Fotografia (aplicada pelo jornalista Wesley Diego Emes).
Os(as) alunos(as) que participaram do projeto têm em média 12 anos de idade.

Áreas fotografadas pelos estudantes da Emef Estação Jaraguá

Ao todo, o projeto fotográfico contemplou quatro roteiros dentro do distrito:
  • Roteiro 1: abrangeu o Jardim Bandeirantes, bairro no qual a escola está instalada;
  • Roteiro 2: jornada no centro do distrito;
  • Roteiro 3: visita ao pico mais famoso de São Paulo e ao parque local;
  • Roteiro 4: visita à uma das seis aldeias da região, a Tekoa Itakupe.
Emef estação Jaraguá expõe fotos na plataforma 1. Foto: Marinaldo Pedrosa
Emef estação Jaraguá expõe fotos na plataforma 1.
Foto: Marinaldo Pedrosa 
A oficina de fotografia foi aplicada no CEU Atlântica. Todas essas atividades foram realizadas ao longo do ano letivo de 2018 e registradas no blog "Oficina Geográfica", de autoria do professor Macedo.

Estação da arte

Na penúltima semana de novembro de 2018, o artista Robinson dos Anjos, o Jamal, grafitou as partes interna e externa de um muro, e também o portão principal da já mencionada Emef com motivos como a fachada e plataformas da estação Jaraguá.

Grafites de Jamal. Foto: acervo CPTM
Grafites de Jamal.
Foto: acervo CPTM
Jamal é um conhecido grafiteiro da região. No artigo "Nos muros do Jaraguá: minha trajetória na Graffiti Art", ele próprio comenta como entrou para esse ramo, revela quem são as pessoas que o inspiraram e muito mais. Vale a pena ler!

Dois meses antes, outro artista, o pintor paisagista Alaor Verstas produziu uma aquarela do lugar a partir do viaduto. Para saber mais sobre essa intervenção, acesse e leia o post "Arte no Jaraguá: pintor inspira-se com estação centenária".

De acordo com informações da CPTM, a companhia abre espaços em suas estações para exposições, apresentações, manifestações culturais e mostras de arte de artistas diversos e instituições parceiras.

A exposição da Emef aqui citada resultou de uma parceria com o chefe da estação Jaraguá, o sr. Edilson, e também com o diretor de Marketing da CPTM, o sr. Gerson.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários