Abertas inscrições para corrida na aldeia Itakupe, em Jaraguá SP

Está aberto o período de inscrição para o "Desafio indígena", uma corrida de 5 km ao longo das trilhas da Tekoa Itakupe (Aldeia Atrás da Pedra), localizada no Jaraguá SP. O evento ocorrerá no dia 15 de novembro de 2018 (feriado da Proclamação da República), com largada às 8 h.

Aldeia Itakupe tem cerca de 50 habitantes.
Foto: acervo Itakupe
Os interessados poderão visualizar o regulamento e se inscrever diretamente no site da Equipe Mapa, que organiza o desafio. É possível escolher entre dois kits, sendo um com medalha e camiseta ao custo de R$ 59,99; e o outro com apenas medalha ao custo de R$ 39,99.

Além de medalhas para todos os participantes, serão premiados com troféu os 10 primeiros colocados na corrida e também a equipe com maior número de inscritos tanto na categoria masculina quanto na feminina.

Ilustração da camisa e medalha do evento. Foto: acervo Equipe Mapa
Camisa e medalha do evento.
Foto: acervo Equipe Mapa
"Nossa intenção com esse evento é arrecadar fundos e alimentos (cestas básicas) para a aldeia", explica o diretor da Equipe Mapa, Marcondes Saxon, "pretendemos investir o dinheiro arrecadado no desenvolvimento da criação de peixes do lago local", diz.

Percurso da prova será de 5 km nas trilhas da aldeia.  Foto: acervo Itakupe
Percurso da prova será de 5 km nas trilhas da aldeia.
Foto: acervo Itakupe
Além de um lago, nas imediações da Itakupe existem ruínas de uma antiga pedreira de quartzo, a qual os conselheiros do Conpresp creem se tratar de testemunhos das atividades de mineração do referido mineral ocorridas no início do século 20 e vinculadas ao processo de urbanização de São Paulo (veja no vídeo de 25 segundos a seguir).


Vivem na aldeia aproximadamente 50 índios (as). Eles (as) habitam em meio à mata do Pico do Jaraguá em pequenas casas de madeira, que recentemente - durante o encontro "Cultura & Conceito 4ª edição" - foram grafitadas por dezenas de artistas urbanos.

Casas da Itakupe são grafitadas. Foto: acervo Itakupe
Casas da Itakupe são grafitadas.
Foto: acervo Itakupe
A Equipe Mapa é formada por um grupo de amigos apaixonados por corrida de rua que organizam treinos e corridas há mais de 3 anos. Os eventos da instituição visam beneficiar entidades que necessitam de apoio e pessoas carentes.

A Itakupe fica na avenida Chica Luiza, 1041. Apesar de próxima à Bandeirantes, não há como acessar o local de carro a partir da referida rodovia. O ideal é entrar no distrito pela rodovia Anhanguera e seguir pela Estrada Turística do Jaraguá até a rua Antônio Cardoso Nogueira, que se conecta à Chica Luiza. Os ônibus Sol Nascente-Terminal Lapa (8040-10) e Sol Nascente-Terminal Pirituba (1019-10) passam em frente da aldeia.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários