Próximos eventos no Jaraguá SP

Carregando eventos...

Tradutor:

Notícias:

10 maiores indústrias do distrito Jaraguá

Foto da fábrica da Ortosíntese
Fábrica da Ortosíntese, no distrito Jaraguá, São Paulo. Foto: print de vídeo institucional | acervo Ortosíntese

Se você acha que o distrito Jaraguá é só uma área rural dentro de São Paulo, então precisa ler este artigo. Apesar de, sim, contar com alguns terrenos cujos donos não pagam Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), mas o Imposto sobre a propriedade Territorial Rural (ITR), há também por aqui mais de 1.000 prédios e outros mais sendo construídos; e, além disso, grandes, médias e pequenas indústrias, que produzem desde filmes plásticos a até turbinas para usinas hidrelétricas.

Índice do artigo

[Clique para ir direto ao tópico. Para voltar, clique na seta ao centro]

Nos últimos 100 anos o Jaraguá evoluiu, se é que podemos dizer isso assim, de uma fazenda de café para um território com mais de 200 mil pessoas, e com grande potencial para chegar a 300 mil em breve. É considerado um distrito dormitório, isto é, onde as pessoas só vêm para dormir, mas têm também as suas surpresas, como uma indústria de mineração muito forte. Saiba mais em seguida!

Quer receber as novidades do Jaraguá SP Post direto no seu e-mail?

Inscreva-se agora para receber atualizações exclusivas, notícias locais e conteúdos especiais!

As 10 maiores indústrias do distrito Jaraguá em São Paulo

Entre as maiores indústrias do distrito Jaraguá, na cidade de São Paulo, estão (clique nos títulos para acessar os websites das empresas):

Voith Hydro

A Voith Hydro é, talvez, a mais famosa indústria do distrito Jaraguá. Qual morador da região nunca ouviu falar dessa empresa? É difícil encontrar um. Implantada no bairro do Jardim São João, no distrito Jaraguá, em 1964, a Voith Hydro é uma filial da multinacional alemã Voith. Esta unidade Hydro produz soluções personalizadas para Pequenas Centrais Hidrelétricas e para grandes usinas hidrelétricas. Entre os produtos estão bombas de sistema de automação, geradores, turbinas e peças de reposição. Além disso, ela realiza serviços de manutenção, treinamento e implementação de soluções digitais para hidreletricidade inteligente. Um de seus maiores cases é o da produção de 13 rotores e 20 geradores para a Usina Hidrelétrica de Itaipu, nos anos 1980.

Turbina da central elétrica de Três Gargantas, China.  Foto: Voith Siemens Hydro Power Generation
Turbina da central elétrica de Três Gargantas, China.  Foto: Voith Siemens Hydro Power Generation

Riúma Mineração

Todos os dias, mais ou menos na hora do almoço, as janelas, paredes e portas das casas tremem em decorrência de uma ou duas ondas de choque que partem das imediações dos bairros do Jardim Rincão e Jardim Shangrila. Seriam terremotos? Bem, quase isso. É a Riúma explodindo rochas em uma planta de mineração que abrange algo em torno de 10% a 15% do território do distrito Jaraguá. Assim como a Voith, a Riúma foi fundada nos anos 1960. Atualmente, essa indústria produz pó de pedra; pedras dos tamanhos 1 a 5, pedriscos mistos, limpos e extrafinos; areia; e britas graduadas usinadas e tratadas com cimento; entre outros itens, que atendem os mercados de construção, concretagem e asfaltamento.

Foto de pedriscos finos, um dos produtos da Riúma
Pedrisco fino, um dos produtos da Riúma. Foto: acervo Riúma

Usicity

Indústria do Grupo Citys com cerca de 20 anos de existência, localizada no bairro da Vila Autrora, a Usicity é especializada em produção de massa asfáltica. Ela fabrica massa asfáltica nas faixas convencionais, que são ideais para pavimentação de logradouros, pátios e estacionamentos; e nas faixas especiais para pavimentação de avenidas de alto tráfego, pistas e taxiways de aeroportos e manutenção de pavimentos rodoviários; além de faixas com teor de material reciclado e que contribuem para melhor drenagem e redução de ruídos.

Vídeo: conheça a Usicity

Intercity

Outra indústria do Grupo Citys, a Intercity está instalada ao lado de sua "irmã" Usicity, no bairro da Vila Aurora, distrito Jaraguá, cidade de São Paulo, desde 2002. Ela produz pré-moldados de concreto, guias e blocos por meio de um processo de vibro-prensagem. Possui, atualmente, uma linha de produção 100% automatizada. A Intercity tem, ainda, uma patente do método Duracapa®, que possibilita desenvolver pré-moldados com cores mais vivas e mais duráveis.

Vídeo: conheça a Usicity

Ortosíntese

A Ortosíntese, indústria de próteses, implantes, instrumentais ortopédicos e equipamentos hospitalares, foi fundada pelo empresário brasileiro Sebastião Galindo em 1977. Ao longo das quatro últimas décadas, ela alcançou credibilidade mundial com seus produtos. Possui duas fábricas no bairro City Jaraguá, uma de equipamentos hospitalares e outra de produtos ortopédicos, ocupando um espaço de 8.000 m² na região.

Vídeo: conheça a Ortosíntese

Italtecno

Pouco conhecida dos moradores locais, a Italtecno está há 35 anos no mercado de produção de soluções químicas para o tratamento de superfícies de alumínio. Localizada próxima ao centro do distrito Jaraguá, a fábrica desta empresa produz soluções para pintura, anodização, proteção anticorrosiva, limpeza de matriz, acessórios para enganchamento de perfis e chapas, para processos de anodização e galvânicos. Além disso, conta com serviços de criação de projetos de plantas de tratamento de superfície do alumínio e controle do processo de pré-tratamento da pintura com automatização via Inteligência Artificial (IA). 

Vídeo: conheça a Italtecno

Biomedical

Empresa brasileira fundada em 1979 por um engenheiro biomédico e um cirurgião cardiovascular, a Biomedical está instalada no bairro City Jaraguá. Sua fábrica tem uma área de 5.000 m² onde se produzem insumos médicos como cateteres, fios-guia, cânulas, perfuradores, aspiradores, introdutores, enxertos, conectores, curativos e sistemas de drenagem externa, entre outros. Esta indústria já fabricou mais de 12 milhões de itens encaminhados a mais de 2 mil hospitais parceiros por mais de 300 distribuidores. 

Vídeo: conheça a Biomedical

Pronatec

A Pronatec é uma indústria de máquinas e equipamentos para transformação de plástico fundada em 1987. Ela localiza-se no bairro do Parque Nações Unidas, no distrito Jaraguá. Em sua fábrica são produzidos fricções para eixos diferenciais, mancais de troca rápida, castanhas pneumáticas, rolos curvos abridores, eixos contra-faca, suportes de faca, carros e elevadores de bobinas. Além disso, a Pronatec fabrica laminadoras formadoras de bolhas, extrusoras balão para filme PVC, cortadoras de tubetes e faceadoras para bobinas de PVC, entre outras máquinas. 

Máquina extrusora balão para filme de PVC. Foto: acervo Pronatec
Máquina extrusora balão para filme de PVC. Foto: acervo Pronatec

Paragam

Fabricante de para-raios, a Paragam localiza-se no bairro Jardim Pirituba, que fica dentro dos limites do distrito Jaraguá. Atua há mais de 35 anos no setor de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Trata-se de uma indústria com extensa lista de produtos como acessórios para cabos e para fixação, aterramento e equipotencialização, captação, condutores e acessórios para barra-chata, conectores de uso em geral, destaques, isoladores para estruturas e sinalizadores. Além disso, também contam com mastros, tubos e postes.

Sede da Paragam Para-Raios. Foto: acervo Paragam
Sede da Paragam Para-Raios. Foto: acervo Paragam

JPlast

Como a maioria das indústrias da região, a JPlast é de pequeno porte. Mas para os padrões do distrito Jaraguá, ela está entre as 10 maiores. Fundada em 1993, a JPlast é uma indústria de ferramentas e moldes para injeção de plástico. Ela fabrica moldes para todos os segmentos do mercado, mas especialmente para o setor automotivo. Também realiza modificação e reforma de moldes, bem como serviços de usinagem. Localiza-se nas proximidades do centro do distrito. 

Sede da JPlast no Jaraguá. Foto: acervo JPlas
Sede da JPlast no Jaraguá. Foto: acervo JPlas

Outras indústrias locais

O Jaraguá, em São Paulo, possui também outras indústrias em áreas distintas. São os casos, por exemplo, da Naise, que produz peças para rolamentos e transmissões; Pirenópolis, uma fabricante de filmes plásticos em polietileno; a 46g, que produz impressos e embalagens premium; ST Graf, produtora de displays de mesa, caixas promocionais, livros, convites e outros itens relativos à indústria gráfica; e a Walsant, fabricante de acessórios para forro drywall.

E além de fabricantes, o distrito conta com distribuidores como Manetoni (aço); AllFrig (alimentos); e VX Group (autopeças). E fornecedores de serviços como a Valbrac (manutenção de válvulas) e a Pirâmide Laser (cortes a laser).

Expandir conhecimento sobre o distrito Jaraguá:

    Carregando posts...

Conclusão

O Jaraguá, enfim, pode ser considerado um distrito dormitório, mas ainda assim não deixa de ter suas indústrias de pequeno, médio e grande portes, que fazem um grande "barulho". E se alguém perguntar algo sobre isso você pode até responder: "a coisa mais simples que fazermos no Jaraguá é turbina para hidrelétricas de grande porte como a de Itaipu e a de Três Gargantas na China, que a é maior do planeta. Moramos em um distrito dormitório, mas não dormimos no ponto". Certamente vai impressionar um bocado de gente com isso.

Comentários

Inscreva-se nas nossas Redes Sociais

Fique por dentro das novidades do Jaraguá SP Post também pelas nossas redes sociais!

Leia também:

Jaraguá, São Paulo,

Carregando título...
https://jaraguasp.blogspot.com/

Carregando... anos de blog

Carregando... autores

Carregando... categorias

Carregando... posts publicados

Carregando... comentários

Carregando... cafezinhos desde 2016

Jaraguá SP Post Channel:

Opinião: nossos indicadores pedem urgência para uma representação local
Bate papo IA: insights sobre o distrito Jaraguá SP
Projeto no iNaturalist soma mais de 1.500 observações da fauna e flora do PEJ
Vem aí o CDC Meninos do Bosque no Jaraguá

Últimos Comentários:

Total de Comentários:

Carregando...

    Carregando comentários...

Leitura Surpresa:

Carregando posts aleatórios...