Arte no Jaraguá: pintor inspira-se com estação centenária

É dia 2 de setembro de 2018. São 11h50 quando o pintor paisagista Alaor Verstas (55) chega ao Viaduto do Jaraguá, na periferia noroeste de São Paulo, com seus materiais artísticos e um banquinho. Ele senta-se ali e começa a esboçar no papel uma parte da centenária estação Jaraguá da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Verstas em ação na Estação Jaraguá, em São Paulo. Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa.
Verstas em ação na Estação Jaraguá.
Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa.
Uma hora mais tarde o artista já produzia a arte final de seu desenho com a técnica da aquarela, sem se importar com os transeuntes que passavam atrás de si, na calçada do viaduto. "Eu gosto dessa estação por causa dos detalhes do acabamento em madeira, da rusticidade da escada de metal e de todas essas estruturas dotadas deste design que remonta às cidades inglesas", diz.
Verstas usa a técnica da aquarela para compor sua arte. Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Técnica da aquarela. Foto: Marinaldo
É inverno, mas a 30º C parece verão. O sol está a pino. Quando perguntado se clicar uma foto da paisagem e depois esboçar e pintar tudo no conforto de sua casa não seria melhor ideia, o pintor discorda, "prefiro estar aqui e sentir a energia do lugar", explica. Bastam apenas dez minutos na companhia de Verstas para perceber que ele tem razão. Os trens vão e vêm, as pessoas passam para lá e para cá, o vento faz as suas vezes, tudo é mais vivo e intenso ali do que simplesmente criar a partir de uma imagem estática.

Verstas: pintar a partir de foto não é a mesma coisa. Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Arte da vida real. Foto: Marinaldo
Verstas vive no Jardim Panamericano, no Jaraguá, há 20 anos. Ele graduou-se e licenciou-se em artes na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e no Centro Universitário Belas Artes, na capital paulista. Atualmente, é professor de artes na ONG Tudo Pela Arte.

Arte final. Foto: Verstas
Arte final.
Foto: Verstas
A Estação Jaraguá foi fundada em 1 de outubro de 1891 com o nome Estação de Taipas. Só nos anos 1940, quando o Jaraguá foi desmembrado de Perus, é que seu nome foi modificado para o atual. De acordo com o senso comum, nesta mesma data comemora-se também a fundação do distrito.

Entrada principal da Estação Jaraguá. Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Estação Jaraguá. Foto: Marinaldo
Por fim, em 7 de novembro de 2011, a Estação Jaraguá foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio  Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Neste dia, ela foi inscrita com o número 382 na página 111 do Livro do Tombo Histórico. Acesse o artigo "7 maravilhas antigas do distrito Jaraguá, em São Paulo" e saiba mais sobre este lugar.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários