Estação Jaraguá é retratada em exposição no Museu de Barueri

O artista plástico Joaquim Pereira Antunes Filho - autor do Painel das Corujas na entrada principal do Parque Estadual do Jaraguá (PEJ) - realiza desde o dia 4 de setembro a até o dia 4 de novembro de 2018 a exposição "Reminiscência Ferroviária", no Museu Municipal de Barueri.

Foto 1: Estação Jaraguá (~ nos anos 1940).  Foto: acervo Joaquim Antunes
Foto 1: Estação Jaraguá (~anos 1940).
Foto: acervo Joaquim Antunes

Foto 2: Estação Jaraguá (em 2018). Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Foto 2: Estação Jaraguá (em 2018).
Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Essa exposição contempla quadros a óleo com os temas ferroviários que pertencem à Estrada de Ferro de Sorocabana e ao trajeto ferroviário "Santos-Jundiaí".
Ela retrata as estações desde o Litoral Santista, passando pela Serra do Mar, Paranapiacaba e São Paulo até Jundiaí, importante via de escoamento da economia cafeeira desde meados do século XIX até às primeiras décadas do XX. Legado daquela época, ainda hoje crescem pés de café em meio às matas do Jaraguá, tal como este (foto 3) nascido recentemente na Chácara Veredas Peabiru, que localiza-se ao lado do PEJ:

Foto 3: Pé de café na Chácara Peabiru, próxima ao PEJ.  Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Foto 3: Pé de café na Chácara Peabiru.
Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Dentre as estações retratadas na exposição estão as de Jaraguá (foto 1) e Pirituba (foto 4).

Há 7 anos, a estação Jaraguá (foto 2) foi tombada pelo  Conselho de Defesa do Patrimônio  Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). No dia 7 de novembro de 2011, ela  foi inscrita com o número 382 na página 11 do Livro do Tombo Histórico.
Desde 1980, Joaquim privilegia aspectos da paisagem brasileira em suas obras, e esta exposição tem por intuito mostrar a importância de se preservar a memória dos transportes ferroviários no Brasil.

Foto 4: Estação Pirituba.  Foto: acervo Joaquim Antunes
Foto 4: Estação Pirituba.
Foto: acervo Joaquim Antunes
A exposição pode ser visitada de terça à sexta das 8h às 17h, e sábados, domingos e feriados das 9h às 14h. Para mais informações utilize os meios de contato disponibilizados no site do Museu Municipal de Barueri.

Sobre a autora:
Natasha Ceretti Maria Natasha Ceretti é mestre em Ciências (Saúde Ambiental) e doutoranda em Ciências pela FSP-USP. É bióloga pela UniSão Camilo.

Comentários

  1. Como essa nova empresa vai fazer essa reforma se a estação e tonbada

    ResponderExcluir

Postar um comentário