Terra Indígena Jaraguá é tema de livro-reportagem na Faculdade Cásper Líbero

No dia 5 de dezembro de 2018, às 20h30, as graduandas Carolina Moraes e Victoria Franco apresentarão o livro-reportagem "Onde os guaranis se deitam" (que trata da Terra Indígena Jaraguá) à banca de avaliadores do Curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, instituição esta localizada no número 900 da avenida Paulista, em São Paulo. O evento ocorre no primeiro andar do prédio, com entrada franca.
Arte do livro "Onde dos guaranis se deitam".  Ilustração: Vitor Flynn
Arte do livro "Onde dos guaranis se deitam".
Ilustração: Vitor Flynn
Em sua obra, por meio de observações, pesquisas, documentações e entrevistas (as quatro colunas nas quais se apoia o bom Jornalismo), as autoras nos dão a conhecer como são as lutas cotidianas longe dos holofotes da mídia e qual a visão e a cosmovisão dos guaranis mbya da região do Jaraguá acerca do mundo.
"Conviver com os guaranis mbya, que sustentam outro mundo possível dentro da maior metrópole do Brasil, nos trouxe a compreensão de que não se separa vida e política – os corpos curam lutando e lutam curando", diz a dupla, "no processo que derivou nas páginas desse livro, entendemos que a maior luta deste povo não é apenas a dos grandes atos, como a ocupação da Paulista ou das antenas do Parque Estadual do Jaraguá. É a luta das práticas cotidianas, dos gestos diminutos, do avesso da evidência, dos sonhos e intuições, dos sinais do corpo, da terra e do cosmos".
O livro produzido por Victoria e Carolina possui duas partes. Na primeira, intitulada "Território de existência", elas expõem a relação dos guaranis com a terra, com a espiritualidade, com a mobilidade entre territórios. Na segunda, denominada "Território do conflito", demonstram como as atuações do Governo Federal, do Governo Estadual, dos juruás (não índios) e o crescimento da cidade causam tensão no povo guarani local.
Casa de Reza da aldeia Itakupe: local de convivência e espiritualidade.  Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Casa de Reza da aldeia Itakupe: local de convivência e espiritualidade.
Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
No evento de apresentação da obra participarão da banca avaliadora:
  • O mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) com passagem pela Veja, Folha de São Paulo e Estadão, e atualmente editor da editoria de cultura da revista Carta Capital e também professor de graduação e pós-graduação da Cásper Líbero, Eduardo Nunomura. Ele é orientador do projeto em questão;
  • A professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP, Valéria Macedo;
  • O jornalista com formação pela USP, ex funcionário da Folha de S.Paulo e atualmente repórter da BBC Brasil, em São Paulo, João Fellet.
A Terra Indígena Jaraguá, assunto do referido livro, está localizada no distrito Jaraguá, na região noroeste de São Paulo. Ela conta atualmente com seis aldeias, são elas, a Tekoa Ytu (Aldeia da Cachoeira), Tekoa Pyau (Aldeia Nova), Tekoa Itawera (Aldeia da Pedra Reluzente), Tekoa Itakupe (Aldeia Atrás da Pedra), Tekoa Itaendy (Aldeia da Pedra Amarela) e Tekoa Yvy Porã (Aldeia Terra Linda).

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários