Filme sobre resistência guarani no Jaraguá será exibido na maior mostra de cinema independente do país

O documentário "Ara pyau: a primavera guarani" (2018, 74 min) produzido pela Laranjeiras Cinema e Cultura e dirigido por Carlos Eduardo Magalhães será exibido às 19h45 do dia 24 de janeiro de 2018 na Tenda Cine da "Mostra Aurora", em Tiradentes, Minas Gerais.

Cena do trailer de "Ara pyau"
Cena do trailer de "Ara pyau"

O tema do filme gira em torno da demarcação do território guarani no distrito Jaraguá, região noroeste de São Paulo.
O autor aborda os protestos contra a Portaria 683 que anulou 99% da Terra Indígena (TI) Jaraguá, em 2017, "os guaranis vivem e sobrevivem com sua cultura, sua língua e tradições, as contradições do mundo urbano, de periferia. Ara Pyau é um novo tempo, a primavera guarani floresce aos nossos olhos em reconciliação com a ancestralidade humana", sintetiza a sinopse. Veja o teaser a seguir:



A Mostra Aurora é considerada por muitas pessoas ligadas ao universo do cinema como a maior do Brasil quando o assunto é a produção de filmes autorais ou independentes. Há 10 anos ela é realizada no contexto da Mostra de Cinema Tiradentes, que já está na 21ª edição.
O espaço de reprodução de filmes das duas mostras fica no SESI Centro Cultural Yves Alves, na rua Direita, 168, em Tiradentes, Minas Gerais. A Mostra de Cinema Tiradentes começou no dia 19 e vai até o dia 27 de janeiro de 2018.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários