Quem visita o Parque Estadual Jaraguá (PEJ) não pode deixar de reparar nos painéis que estão pintados desde 2009 logo na entrada, os quais retratam a flora e a fauna local. Alguém já parou para se perguntar quem foram os artistas que fizeram essas obras?
 |
Painel produzido por Sellan na entrada do PEJ.
Foto: Natasha Ceretti Maria |
Sempre que frequento o parque me impressiona o fato de além das pinturas serem muito bonitas, elas retratarem com fidelidade as espécies de plantas e animais encontradas na Mata Atlântica.
Essa curiosidade levou eu e o jornalista editor do
Jaraguá SP Post,
Marinaldo Gomes Pedrosa, a procurarmos os autores da obra. Nessa busca, coincidentemente descobrimos que um dos nomes assinados em um dos painéis, Antoninho-Rezende, foi meu professor de desenho! Isso me possibilitou marcar uma entrevista com mais facilidade.
Bate-papo com os artistas
Fui até a casa do Rezende para conhecer como foi o processo de criação das obras e enquanto conversávamos descobri que existem mais dois artistas responsáveis, são eles, o Marcello Sellan e o Joaquim Pereira Antunes Filho. Todos são moradores de Pirituba.
 |
Da esquerda para a direita: Marcello Sellan, Joaquim Pereira Antunes Filho e Antoninho-Rezende.
Foto: Natasha Ceretti Maria |
Sellan é autor do maior painel, que retrata principalmente exemplares da flora. Já o Antunes é responsável pela obra das corujas, de cunho mais autoral. O Rezende, por sua vez, produziu a arte com representantes da fauna que está do lado direito da entrada do parque.
Em dado momento da nossa conversa, eu pergunto como surgiu a proposta para pintar os painéis, ao que Sellan me responde que frequentava o parque para fotografar e que o gestor do PEJ, que na época era Wladmir Arrais - sabendo de seu envolvimento com as artes - o convidou para pintar as paredes da entrada.
 |
Painel com espécies da fauna da Mata Atlântica feito pelo Rezende.
Foto: Natasha Ceretti Maria |
Como as paredes eram muito extensas, Sellan convidou Antunes e Rezende para ajudá-lo. Todo o material para execução da obra foi cedido pela administração do parque. Os painéis levaram aproximadamente 4 meses para serem finalizados.
Sellan diz que procurou retratar a flora local e se inspirou nas obras do artista francês Henry Rosseau (1844-1910). Rezende buscou referências fotográficas da Mata Atlântica a fim de retratar a fauna e a flora local de forma realista. Enquanto isso, o Antunes conta que na época pintava animais e corujas e que teve essa inspiração em um de seus próprios quadros.
 |
Painel feito pelo artista Antunes no PEJ.
Foto: Natasha Ceretti Maria |
Identificação das espécies de plantas e animais dos painéis
Identifiquei algumas das espécies de plantas e animais pintados nas artes de Sellan, Rezende e Antunes no PEJ. Destacam-se na biodiversidade apresentada nos painéis os seguintes representantes:
- Na fauna:
- Arara Canindé (Ara ararauna);
- Arara vermelha (Ara chloropterus);
- Tucanuçu (Ramphastos toco);
- Onça pintada (Panthera onça) cujo número estimado na Mata Atlântica é apenas (em torno de) 300 indivíduos;
- Suçuarana (Puma concolor);
- Coruja buraqueira (Athene cunicularia);
- Preguiça (Bradypus variegatus).
Acesse o artigo "
Diversidade da fauna do Parque Estadual do Jaraguá: importância deste remanescente frente aos impactos da urbanização" e saiba mais sobre a fauna do PEJ.
- Na flora:
- Palmito Juçara (Euterpe edulis) ameaçado de extinção;
- Samambaiaçu (Dicksonia sellowiana) possível de ser observada em quase todos os painéis. Planta de onde era extraído o xaxim para uso em jardinagem e floricultura. Atualmente a prática é proibida porque a planta esta ameaçada de extinção;
- Ipê Amarelo (Handroanthus albus);
- Ipê Rosa (Handroanthus heptaphyllus).
Acesse o post "
Parque Estadual do Jaraguá e sua importância como remanescente da Mata Atlântica" e saiba mais sobre a flora do PEJ.
 |
Painel inspirado na flora do PEJ.
Foto: Natasha Ceretti Maria |
Biografia dos artistas
Marcello Sellan é publicitário de formação, ilustrador, cartunista, fotógrafo e escultor. Atualmente dedica-se a produzir arte com materiais recicláveis. Para conhecer seus trabalhos acesse o site
Arte Reciclada.
Joaquim Pereira Antunes Filho é economista de formação, pintor, escultor, desenhista e colecionar de obras de arte. Realizou pinturas a óleo com a temática ferroviária. Já fez exposições na Biblioteca Municipal Brito Broca, no Céu Vila Atlântica e no Céu Pera Marmelo. Possui um enorme acervo particular em sua própria casa. Atualmente trabalha com artes plásticas.
Antoninho-Rezende é metalúrgico de formação, pintor, escultor, desenhista e professor de artes. Ele também realizou exposições na Biblioteca Municipal Brito Broca e juntamente com o Antunes participou de reuniões no bairro para formação de um espaço cultural em Pirituba. Leciona no SENAI de Osasco.
 |
A assinatura de Antoninho-Rezende, que permitiu encontrar os artistas.
Foto: Natasha Ceretti Maria |
Agradeço gentilmente a entrevista cedida pelos artistas.
Sobre a autora:
 |
Natasha Ceretti é mestre em Ciências (Saúde Ambiental) e doutoranda em Ciências pela FSP-USP. É bióloga pela UniSão Camilo. |
Comentários
Postar um comentário