Expedição fotográfica à Vila Nossa Senhora da Conceição

Escola Estadual Isabel Vieira de Serpa e Paiva
Escola Estadual Isabel Vieira de Serpa e Paiva
Visitei na tarde de sábado, 10 de setembro de 2016, a Vila Nossa Senhora da Conceição com o objetivo de concluir mais uma edição do projeto "Expedições fotográficas aos vilarejos do bairro Jaraguá".

O lugar é cercado por duas vias barulhentas. Por cima, a rua Galvão Bueno Trigueirinho. Por baixo, a avenida Jerimanduba. Ambas sustentam alto volume de automóveis que vêm e vão nos sentidos centro-periferia-interior e interior-periferia-centro.

Na avenida Jerimanduba, por sua vez, está instalada a Escola Estadual Professora Isabel Vieira de Serpa e Paiva, nomeada assim em 1956 pelo governador Janio Quadros por meio do decreto N. 26.118 (vide imagem).

O barulho se dispersa gradualmente na medida em que contorno a escola. Entro na rua Dr. Rafael de Araújo Ribeiro a qual começa ali, bem atrás da referida instituição de ensino.

Ao percorrer aquele trecho da via, percebo que não há crianças brincando nem dentro e nem fora das casas. Os ruídos dos motores soam distantes. Dali consigo ouvir até mesmo alguns pássaros, que voam de uma árvore para outra, de quintal para quintal, de jardim em jardim.

Em uma das residências, encontro a professora Lilian Adriana Bueno Ludwig, 48, que dá aulas há 30 anos para o Fundamental I e atualmente trabalha na EE Friedrich Von Voith e no EMEF Estação Jaraguá.
Posição da Vila Nossa Senhora da Conceição dentro do bairro Jaraguá
Posição da Vila Nossa Senhora da Conceição dentro do bairro Jaraguá


Decreto que nomeou a EE Isabel Vieira de
Serpa e Paiva
A professora Lilian viveu sua infância na Vila Nossa Senhora da Conceição
A professora Lilian viveu a infância na Vila Nossa Senhora da Conceição

- Nasci aqui - ela diz. Quando minha família chegou nesse lugar há muitos anos, haviam muito poucas casas e bastante vegetação.

- Quais as suas lembranças de infância? - pergunto.

- Lembro do meu avô, Antônio Monteiro Bueno, que tinha uma carroça e seis cavalos, os quais usava para carregar suas ferramentas e materiais de pedreiro - conta Lilian.

Vista a partir da Vila Nossa Senhora da Conceição
Vista a partir da Vila Nossa Senhora da Conceição
A Vila Nossa Senhora da Conceição possui um beco com saída, mas apenas para pedestres
A Vila Nossa Senhora da Conceição possui um beco com saída,
mas apenas para pedestres

- Era uma carroça usada apenas para trabalho? - tento saber.

- Não. Nas horas vagas, nós a utilizávamos para passeio. Íamos até a Vila Nova Jaraguá, que naquele tempo não tinha nada. Dávamos muitas voltas em vários lugares aqui do bairro.

- Vi que esta vila é muito tranquila. Ela é relativamente silenciosa apesar de estar cercada por vias movimentadas - digo.

- É que aqui moram muitos idosos. A maioria são pessoas que estão aqui há mais de 40 anos. Há muitos viúvos e viúvas. Todos se conhecem. É quase uma família - me informa Lilian.


Grafite em uma das seis ruas da Vila Nossa Senhora da Conceição
Grafite no muro de uma das seis ruas da Vila Nossa Senhora da Conceição
Despeço-me de Lilian e sigo até um beco, onde há um obstáculo que impede a passagem de carros. Percorro o espaço, que é feito de paralelepípedos. Uma parede grafitada demarca o término da pacata Vila Nossa Senhora da Conceição, que tem apenas seis ruas.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários