Grupo "Passeios ciclísticos em São Paulo" organiza piquenique no Pico do Jaraguá

Pedal rumo ao Pico do Jaraguá realizado pelo clube "Passeios ciclísticos em São Paulo" em abril de 2016
Pedal rumo ao Pico do Jaraguá realizado pelo clube
"Passeios ciclísticos em São Paulo" em abril de 2016
"Passeios ciclísticos em São Paulo" é o nome de um clube/comunidade criado no Facebook, o qual contém atualmente mais de 7 mil integrantes que organizam viagens de bike na (ou a partir da) cidade da garoa. Os eventos são abertos para ciclistas de todos as regiões (participantes ou não do grupo).

Um dos passeios agendados para o próximo fim de semana é o "Piquenique Pico do Jaraguá" (também chamado de "Piconique") - criado pelo servidor público estadual, Samir Pereira de Souza, 36 anos -, com partida da Praça do Ciclista, na avenida Paulista, prevista para 9h do dia 17 de setembro de 2016, grátis e livre para todos os públicos.

"O Pico do Jaraguá é um destino tradicional da comunidade. Subimos ele pelo menos duas vezes por ano. Qualquer pessoa pode participar. No entanto, menores de idade devem estar acompanhados de um adulto responsável", diz Souza.

O trajeto de ida até o bairro Jaraguá passará pela avenida Paulista, Pacaembu (talvez Angélica), Marquês de São Vicente, Marginal Tietê e Rodovia dos Bandeirantes (até a altura do posto policial). No retorno, que se dará por volta das 14h,  os ciclistas passarão pelos mesmos logradouros ou, quem preferir, poderá pegar um trem da CPTM na estação Jaraguá ou na estação Vila Clarice. "Há quem prefira voltar de trem, outros pegam caminhos diversos, mas quem voltar para a avenida Paulista será acompanhado até lá", informa o organizador.

Turma que participou do piquenique no Pico do Jaraguá em 2014
Turma que participou do piquenique no
Pico do Jaraguá em 2014
Neste passeio, os ciclistas sairão de uma elevação de pouco mais de 700 metros acima do nível do mar na avenida Paulista rumo ao topo dos dois picos do bairro Jaraguá, ambos com mais de 1.100 metros de altitude, os pontos mais altos da cidade de São Paulo. Serão, portanto, aproximadamente 400 metros de elevação na ida e 400 metros de declive na volta, distribuídos em cerca de 50 quilômetros.

Apesar da subida na ida, Souza conta que os passeios anteriores foram bem tranquilos. "Como os eventos são voltados para pessoas normais e não para atletas, o ritmo é calmo", conta. "Os mais experientes orientam os menos experientes", diz ele. No trajeto, também é permitido empurrar e descansar. Quem dita o ritmo é o mais lento. "Ninguém fica para trás", completa.

Uma vez no topo dos dois elevados, os ciclistas farão um piquenique. Para tanto, cada um deve levar os alimentos que desejar consumir e, se quiser, poderá compartilhar com os demais.

Lá em cima, no mirante do Pico do Jaraguá, é possível observar quase toda a capital paulista e, em dias limpos, até a Serra do Mar. Já no mirante da trilha do Pai Zé, que culmina no Pico do Papagaio, vê-se montes distantes como o Morro do Cabelo Branco, por exemplo, o qual possui um cristo de braços abertos e é um dos destaques na paisagem da cidade de Caieiras, distante 12 quilômetros, confira no vídeo:


Outra característica desse passeio é que ele não terá carro de apoio e nem comunicação por rádio. Quebras como a ocorrida com a bike da Tatiane Ernane (a Penélope) durante a Expedição Brooklin-Jaraguá que trouxe 45 ciclistas ao bairro podem ocorrem por inúmeros motivos. Por isso, é importante que as bicicletas sejam revisadas, com especial atenção aos freios e que o participante leve ao menos uma câmara de reserva.

A bicicletaria mais próxima fica a mais de 2 quilômetros da entrada do Parque Estadual do Jaraguá (PEJ), onde estão localizados os dois picos. Por isso, se a bicicleta quebrar no meio da subida, o participante deve procurar a ajuda de outros integrantes do grupo. Por sorte, os moradores do bairro e os turistas costumam ser solidários com os ciclistas.

Além do cuidado com a bike, o ciclista deve usar capacete, sem o qual não é permitida a entrada no PEJ. O limite de velocidade na via que leva ao topo dos picos é de apenas 40 quilômetros por hora. É preciso tomar muito cuidado na descida, pois, animais e pedestres distraídos frequentemente cruzam sem aviso a estrada, que não tem calçadas.

Os sites de clima alertam para a possibilidade de chuva no dia deste passeio e, nesse caso, a estrada fica lisa, ao passo que é preferível empurrar a bike na descida do que se arriscar a perder o controle em uma curva. Se houver chuva com raios, o ideal é se abrigar dentro de algum edifício fechado. Quando esse tipo de intempérie ocorre, os funcionários que estão no topo se abrigam debaixo da sala de informações. Além de receber três vezes mais raios do que os demais pontos da cidade de São Paulo, o Pico do Jaraguá tem a maior média mundial de raios invertidos

Seja como for, o passeio ciclístico ao bairro do Jaraguá é um dos mais emocionantes da capital. "Espero superação. Ir até o pico em um carro é fácil. Já a sensação de chegar lá apenas com energia humana é indescritível. A vista privilegiada, o contato com a natureza, o rosto de felicidade de quem conseguiu... Só experimentando para entender" - finaliza Souza.

Por falar em carro, o clube MK3Lovers realiza encontro automobilístico no bairro Jaraguá no dia seguinte, o qual também será gratuito e livre para todas as pessoas e marcas de automóveis.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários