Jaraguá está na rota do Big Day Brasil de Observação de Aves

Observações podem ser realizadas a partir de qualquer
lugar do Brasil. O Parque Estadual do Jaraguá, por sua vez,
abrirá as portas durante às 24 horas do evento para
observadores profissionais e amadores que se
inscreveram na administração do parque.
Acontece no decorrer das 24 horas do sábado, 22 de outubro, o Big Day Brasil 2016, um evento criado pelo programa de listas de observações de aves eBird desenvolvido pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell e pela National Audubon Society.

Versão nacional do Global Big Day, o Big Day Brasil visa reunir listas de avistamentos de todos os tipos de aves em todos os estados brasileiros. O evento é gratuito e de participação livre para profissionais e amadores.

Os interessados devem entrar no site do Big Day Brasil, preencher a ficha de inscrição e no dia 22 de outubro realizar as observações e contabilizações de pássaros em qualquer lugar do país. Confira as regras gerais do evento:
As listas com os nomes dos pássaros, fotografias, vídeos, sons e relatos devem ser inseridas no banco de dados de observações do eBird Brasil até o dia 27 de outubro. Para fazer a submissão é necessário criar uma conta na plataforma.

Vídeo do Big Day Brasil sobre
a importância de criar listas:

O Parque Estadual do Jaraguá participará do Big Day Brasil 2016. A instituição localizada na Vila Chica Luisa, bairro Jaraguá, abrirá as suas portas para observadores durante às 24 horas do evento. Para fazer observações fora do horário de visitação habitual (que é das 7h às 17h), no entanto, é preciso pedir permissão para a administração do parque.

Depois de inseridas no banco de dados do eBird, as listas geram milhares de estatísticas e informações sobre a ocorrência de variadas espécies de aves em diferentes regiões do Brasil e do mundo, as quais podem ser acessadas publicamente na página "Explorar dados" do site. Vale a pena conferir!

A plataforma eBird aceita a inserção de dados provenientes de observações de aves não apenas no dia do Big Day Brasil, mas em todos os dias do ano. O usuário - seja amador ou profissional - pode usar a mesma conta para incluir quantas listas quiser.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários