Primeira década do bairro Jaraguá foi marcada por grandes acidentes ferroviários
O Jaraguá originou-se (segundo o senso comum) em 1 de outubro de 1891, data em que a estação de Taipas de trens foi inaugurada. Hoje, portanto, dia em que este post é publicado na internet, o bairro Jaraguá completa 125 anos de história.
Dois grandes acidentes ferroviários marcaram a primeira década do bairro Jaraguá. |
O primeiro deles, ocorrido no dia 10 de julho de 1895 envolveu dois trens, sendo um de carga e o outro de passageiros.
De acordo com o relato do referido jornal, o trem de carga com 20 vagões saíra pela manhã do centro da cidade e parara na subida entre as estações de Pirituba e Taipas, pois o aparelho de distribuição de areia não estava funcionando.
O tal aparelho servia para lançar areia nos trilhos, aumentar o atrito e facilitar a subida da composição naquele trecho. Passado o trecho, a locomotiva parara novamente mais à frente por motivos desconhecidos.
- Leia também: "A revolta do povão na estação Jaraguá em 1983"
Já no dia 19 de abril de 1898 (aproximadamente 3 anos após o acidente que dizimou a vida de 15 imigrantes italianos na região), um trem que partira da estação da Luz com 1 máquina e 24 carros sendo 4 de bagagens, 1 de animais, 1 do correio, 8 de segunda classe e dez de primeira classe, nos quais trazia cerca de 200 passageiros, colidiu com um boi que estava no trilho nas proximidades do local que hoje conhecemos como Vila Aurora. A composição descarrilhou, o que provocou a morte de 3 pessoas e ferimentos em no mínimo outras 12. Leia a seguir (clique para ampliar):
Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976. |
Comentários
Postar um comentário