77,6% acham que gestão privada melhorará serviços do Parque Estadual Jaraguá, revela pesquisa
![]() |
Imagem 1: no PEJ estão localizados os dois picos do bairro Jaraguá |
Das 85 pessoas que responderam o questionário, uma parcela não identificada o fez online e outra presencialmente no decorrer de uma visita do grupo ao PEJ. O questionário online, por sua vez, chegou a ser divulgado na fanpage do JaraguáSP Post no dia 14 de novembro de 2016.
A pesquisa também mostra que 77,6% dos entrevistados acreditam que uma administração privada poderá melhorar os serviços oferecidos pelo PEJ (imagem 3) e que a maioria acha a administração atual mediana (imagem 4).
Imagem 2: acervo Grupo 2N3 de Engenharia da Computação da Univesp |
Imagem 3: acervo Grupo 2N3 de Engenharia da Computação da Univesp |
Imagem 4: acervo Grupo 2N3 de Engenharia da Computação da Univesp |
Além de apresentar dados sobre a opinião de alguns integrantes da população local, o projeto faz com que as pessoas reflexionem sobre as diferenças entre privatização e concessão, polêmica esta surgida após o governador Geraldo Alckmin ter sancionado (em junho de 2016) a Lei 16.260, que autoriza a Fazenda do Estado a conceder a exploração de serviços ou o uso, total ou parcial, de áreas em próprios estaduais, dentre as quais se encontra o PEJ.
Para conhecer outros dados desse estudo e ler os comentários completos dos pesquisadores acesse o blogue Parque Jaraguá.
O PEJ está localizado na Vila Chica Luisa, dentro do bairro Jaraguá. O lugar é uma área de preservação de remanescentes da Mata Atlântica e abriga várias atrações culturais e ambientais, tais como o Casarão Afonso Sardinha construído por volta de 1580, uma árvore Jatobá com mais de 450 anos, uma Concha Acústica destinada a apresentações teatrais e musicais, os dois picos do bairro Jaraguá (imagem 1) e ruínas de uma pedreira de quartzo antiga. Sobre o Autor:
![]() |
Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976. |
Comentários
Postar um comentário