Como são as reuniões dos munícipes com o prefeito regional de Pirituba-Jaraguá?

Toda 2ª segunda-feira de cada mês, geralmente por volta das 19h, acontece no auditório da Prefeitura Regional de Pirituba-Jaraguá (PRPJ), no terceiro andar de um prédio localizado no número 193 da rua Luis Carneiro, na periferia noroeste de São Paulo, a reunião dos munícipes, associações de amigos de bairros e organizações não governamentais dos distritos de Pirituba, Jaraguá e São Domingos com o prefeito regional, seus assessores e representantes de instituições parceiras como Sabesp, GCM, etc.

Reunião da PRPJ, associações e munícipes (agosto/2018). Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Reunião da PRPJ, associações e munícipes (agosto/2018).
Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Nessas reuniões, os moradores e instituições mencionadas cadastram as reclamações, sugestões, elogios e demandas acerca da infraestrutura urbana, saúde e segurança pública, entre outras categorias, de suas comunidades em um formulário (vide foto a seguir), as quais os funcionários da prefeitura regional e das instituições parceiras tentarão solucionar no prazo de um mês, "a ideia é que os munícipes apresentem os problemas para que, na reunião seguinte, o serviço seja apresentado como "executado" ou como "pendência"", disse o atual prefeito regional, o Sr. Ivan Renato de Lima, na última edição da reunião ocorrida em agosto de 2018. Ele também informa que todas às quartas-feiras, no período das 14h às 18h, atende pessoalmente aos munícipes na sede da PRPJ.

Formulário de demandas. Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Formulário de demandas.
Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Na sequência, isto é, depois que os interessados terminam de preencher o formulário de demandas, o prefeito regional expõe em um telão e apresenta oralmente as solicitações do mês anterior, mencionando o status de desenvolvimento em que cada uma delas se encontra. Ele também conversa com os munícipes que fizeram a solicitação a fim de confirmar se as obras foram ou não executadas. As pendências são anotadas por uma secretária e repassadas para as instituições competentes.

Posteriormente, em uma terceira etapa da reunião, o microfone é aberto para que os munícipes possam fazer suas petições, sugestões e/ou elogios verbalmente. Cada um tem 2 minutos para fazê-lo, o que é contabilizado a partir de um cronômetro exibido no telão. Um sinal de áudio indica quando o direito de falar do cidadão termina. Por fim, o prefeito regional apresenta suas considerações sobre o tema em questão e fecha o assunto. Esse ciclo se repete até que todos os interessados tenham apresentado suas exigências.

Concluída essa etapa, o prefeito regional agradece a presença dos participantes e os convida para um café. Nesse momento, as conversas prosseguem em um nível mais pessoal, o que reforça os laços entre as múltiplas comunidades.

Para manter-se informado(a) sobre as datas e horários das reuniões ligue (11) 3993-6844 ou tire suas dúvidas diretamente na sede da PRPJ, que fica na rua e número já citados no primeiro parágrafo. As reuniões também podem ser anunciadas na fanpage da PRPJ no Facebook, mas não é sempre que isso ocorre.

Reunião dos munícipes com a PRPJ (edição de agosto): solicitações do distrito Jaraguá

Excepcionalmente no mês de agosto de 2018, a reunião entre os munícipes e a PRPJ aconteceu na 4ª segunda-feira, isto é, no dia 20 (o mais comum é que ela ocorra na 2ª segunda-feira de cada mês, como já explicado no início deste artigo).

Na ocasião, estiveram presentes várias instituições locais como as associações Amajar, Jardim Vivan e Jardim Rincão. Uma das demandas do distrito Jaraguá foi a de inserção de faixas de pedestres próximas ao Viaduto do Jaraguá para que assim as pessoas que transitam da estação para os pontos de ônibus próximos (e vice-versa) possam atravessar as vias locais com mais tranquilidade.

Sobre esta questão, Lima disse que os profissionais da CET já estavam desenvolvendo um projeto para o lugar. O morador do Jardim Ipanema, Anderson de Oliveira Pereira, pediu urgência na ação, "já ocorreram acidentes e mortes nas proximidades", disse. O prefeito regional acolheu o pedido e aproveitou para anotar também a necessidade de colocação de um abrigo no ponto de ônibus da rua Camocim de São Félix.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes PedrosaMarinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários

Postar um comentário