Vista do Pico do Jaraguá é a 8ª preferida dos paulistanos, segundo Google Trends

O Google Trends, site da empresa Google que compara tendências de palavras-chave na web, publicou, no dia (25 de janeiro) em que São Paulo completou 465 anos, um estudo que apontou (com base em dados de 2018) quais os bairros, museus, parques, restaurantes e mercados mais populares da cidade, além da vista mais procurada. A vista do Pico do Jaraguá ficou na 8ª posição, confira:

Vista do Pico do Jaraguá (mirante 2)
Vista do Pico do Jaraguá: mirante 2
  1. Sesc Paulista
  2. Instituto Moreira Salles
  3. Terraço Itália
  4. Farol Santander
  5. Sesc 24 de Maio
  6. Centro Cultural São Paulo
  7. Edifício Copan
  8. Pico do Jaraguá
  9. Pedra Grande
  10. Skye Bar
Dado que o Google Trends só consegue comparar 5 termos por vez, não se sabe como a equipe encarregada de produzir o relatório chegou à conclusão mencionada nos tópicos anteriores. Ademais, quem procura por "Sesc Paulista", por exemplo, não está necessariamente buscando saber como é a vista de cima do prédio desta instituição.

Google Adwords conta história diferente: vista do Pico do Jaraguá em primeiro

A Keyword Planner do Google Adwords, que revela dados de pesquisas realizadas no buscador do Google, conta uma história diferente. De acordo com esta ferramenta, Pico do Jaraguá, Sesc Paulista, Terraço Itália, Farol Santander, Sesc 24 de Maio são os termos-chave (dentre os apresentados no relatório) mais buscados em São Paulo, com 10 mil a 100 mil pesquisas mensais. Já os termos Instituto Moreira Salles, Centro Cultural São Paulo, Edifício Copan, Pedra Grande e Skye Bar têm apenas 1 mil a 10 mil buscas mensais.
Vista do Pico do Jaraguá: mirante 1. (com câmera super zoom)
Vista do Pico do Jaraguá: mirante 1.
(com câmera super zoom)
Além disso, quando se insere a palavra "vista" ao termo de busca, daí o nosso Morro Testemunho se destaca ainda mais, confira:
  1. Vista do Pico do Jaraguá: buscada 10 a 100 vezes mensais no Google
  2. Vista da Pedra Grande: 10 a 100 vezes mensais
  3. Vista do Farol Santander: 10 a 100 vezes mensais
  4. Vista do Sesc Paulista: 0 a 10 vezes mensais
  5. Vista do Instituto Moreira Salles: 0 a 10 vezes mensais
  6. Vista do Terraço Itália: 0 a 10 vezes mensais
  7. Vista do Sesc 24 de Maio: 0 a 10 vezes mensais
  8. Vista do Centro Cultural São Paulo: 0 a 10 vezes mensais
  9. Vista do Edifício Copan: 0 a 10 vezes mensais
  10. Vista do Skye Bar: 0 a 10 vezes mensais
Seja como for, o distrito Jaraguá SP conta com outros locais dos quais as pessoas costumam fazer o Turismo Contemplativo da paisagem e também o Turismo Fotográfico (ainda que muitos deles não sejam oficiais ou explorados por agências de Turismo). Acesse e leia os artigos "Onde fica Jaraguá SP", "Os picos do Jaraguá" e "Trilha do Pai Zé" para saber mais sobre isso.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários

  1. Marinaldo, saberia apontar na primeira foto qual daqueles picos é o Morro do Cruzeiro, que divide o município de Mauá e o bairro São Mateus da Cidade de São Paulo? Pico do Cruzeiro ou Morro do Cruzeiro é o terceiro ou quarto pico mais alto pertencente a capital com 990 metros. Moro próximo e daqui do Bairro Parque Boa Esperança vejo o Pico do Jaraguá. Presumo que daí o Pico do Cruzeiro seja visível também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nilson. Já ouvi falar do Morro do Cruzeiro, mas não sei informar qual é.

      Excluir

Postar um comentário