Os picos do Jaraguá

A partir de todos os cantos indicados pela Rosa dos Ventos, na paisagem da cidade de São Paulo, é possível avistar um elevado que se destaca no horizonte em relação ao demais montes naturais e construções artificiais da região.


Os picos do Jaraguá. Fotos: Marinaldo Gomes Pedrosa

Revelam-nos os livros de história que esse monte dividido por uma vistosa concavidade era chamado pelos indígenas que aqui viviam antes da chegada dos europeus, pouco antes dos anos 1500, de "Deus da nuvem branca" e "Senhor do vale".

Mas após as primeiras expedições do homem branco (em busca do metal amarelo) no lugar, o morro passou a contar com diferentes denominações, tais como:

"Rei das montanhas"
Hercules Florence mencionado no documento "Parque Estadual do Jaraguá: plano de manejo"

"Gigante no meio da mata hostil ainda desconhecida"
Mem de Sá mencionado no livro "Morro Jaraguá: o Senhor do Vales" do historiador W.A. Castro.

Em meados do século 20, quando a prefeitura da cidade transformou o local em ponto turístico, o elevado começou a ser chamado de Pico do Jaraguá pelos moradores e turistas.

Contudo, devido a reentrância que corta o morro em dois pedaços, ele é oficialmente reconhecido como dois, ou seja, dois picos.

O monte mais baixo, que possui 1.127 metros acima do nível do mar, é chamado de Pico do Papagaio. Observe:

Pico do Papagaio (1.127 metros)
Pico do Papagaio
Já o monte mais alto conta com 1.135 metros acima do nível do mar e é chamado de Pico do Jaraguá. confira:

Pico do Jaraguá (1.135 metros)
Pico do Jaraguá
E, agora, o conjunto da obra:

O Pico do Papagaio à esquerda  e o Pico do Jaraguá à direita.  Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa.
O Pico do Papagaio à esquerda
e o Pico do Jaraguá à direita.
Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa.
As antenas instaladas no topo desses dois elevados são compartilhadas pelas redes de rádio e televisão Bandeirantes, Cultura, Globo, USP, TVA e outras empresas, as quais têm como interlocutor o Condomínio das Antenas.

Uma das curiosidades do local é que o Pico do Jaraguá tem a maior média mundial de raios invertidos (entre os lugares pesquisados), segundo dados publicados pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ((Inpe). Durante as tempestades, os raios invertidos partem das antenas do morro para as nuvens. Eles são imperceptíveis a olho nu. Para fotografá-los e filmá-los, o Inpe usa uma câmera avaliada em R$ 200 mil capaz de registrar 20 mil quadros por segundo e reproduzir tudo em câmera lenta.

Outro fato interessante sobre esse lugar é que a Estrada Turística do Jaraguá, que se estende desde a Rodovia Anhanguera até o platô entre os dois morros, começou a ser construída e asfaltada nos anos 1960. Na época, achava-se que ela iria acabar com a aventura da escalada dos montes. Após sua inauguração, entretanto, atletas corredores e ciclistas inauguraram novos formatos de aventuras no local.

Ao longo dos 27,6 quilômetros quadrados do distrito/bairro Jaraguá há, ainda, outros morros que se impõem no cenário. Um deles, o qual pode ser acessado pela rua do Pôr do Sol, no Jardim Bandeirantes, possui cerca de 840 metros de altitude. Confira:
Morro Bandeirantes (com suas torres em detalhe).  Fotos: Marinaldo Gomes Pedrosa
Morro Bandeirantes (com suas torres em detalhe).
Fotos: Marinaldo Gomes Pedrosa
Outro elevado, carcomido pela empresa Conspedra que possuía uma pedreira no local antes dos anos 1980, expõe suas rochas (granitos) para quem passa pela Estrada do Corredor, dentro do distrito. Esse morro é chamado pelos moradores locais de "Pedra da Baleia" (+/- 960 metros), veja:

Pedra da Baleia. Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Pedra da Baleia.
Foto: Marinaldo Gomes Pedrosa
Por fim, encravado na borda da Cantareira (limite do bairro/distrito) está aquele denominado como Torres Parque Taipas ou Morro de Taipas, que tem mais ou menos 1.211 metros, observe:

Morro de Taipas (com suas torres em detalhe). Foto principal: Marinaldo Gomes Pedrosa. Foto do detalhe: Rogério Sousa Silva
Morro de Taipas (com suas torres em detalhe).
Foto principal: Marinaldo Gomes Pedrosa.
Foto do detalhe: Rogério Sousa Silva
Enquanto a média de altitude da cidade de São Paulo é de 760 metros, a do Jaraguá está acima de 800, o que faz deste distrito o mais alto do município.

Por fim, vale lembrar, os picos do Papagaio e do Jaraguá ficam abertos a visitação do público todos os dias das 7h às 17h. Já os outros três morros não são preparados para o Turismo e, por isso, o acesso a eles não é fácil. Entretanto, eles também recebem visitantes, apesar de que, com menos frequência.

Qual o pico mais alto de São Paulo?

A prefeitura, as agências de turismo e o Sistema Ambiental Paulista, entre outras instituições, são unânimes em afirmar que o Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, porém, há quem afirme que o elevado das Torres Parque Taipas seja ainda maior, com mais de 1.200 metros acima do nível do mar. Leia mais sobre isso no artigo "Reviravolta: Pico do Jaraguá não é o mais alto da cidade de São Paulo, sugerem cicloturistas".


Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários

  1. Daqui de casa, pros lados da Avenida Nova Cantareira, consigo ver o Morro Bandeirantes

    ResponderExcluir

Postar um comentário