14 documentários para você compreender a Terra Indígena Jaraguá localizada em São Paulo
O bairro Jaraguá, periferia da cidade de São Paulo, Brasil, possui atualmente seis aldeias guaranis, são elas a Ytu (Cachoeira), Pyau (Nova), Itawera (Pedra Reluzente), Itakupe (Atrás da Pedra), Itaendy (Pedra Amarela) e Yvy Porã (Terra Linda) que, juntas, formam a Terra Indígena (TI) Jaraguá. A maior parte dos moradores do próprio bairro desconhece esses núcleos, bem como a cultura, a política, a religião e os costumes dos índios que por lá vivem. É o que tentaremos compreender a seguir.
As seis aldeias guaranis estão localizadas em meio aos remanescentes da Mata Atlântica do entorno do Pico do Jaraguá (1.135m), que é um dos lugares mais altos do município e que, durante os tempos da colonização europeia, foi utilizado como "bússola" pelos bandeirantes que o tinham como referência geográfica para se locomoverem do planalto para o interior paulista e vice-versa.
Para conhecer melhor os guaranis de São Paulo, acesse também os artigos publicados aqui no Jaraguá SP Post, confira:
Sobre o Autor:
![]() |
A Terra Indígena Jaraguá está localizada no entorno do Pico do Jaraguá, em São Paulo. Foto: Maria Gabriela Zanotti (Impacto Ambiental) |
- Leia também:
- Nhendereko: pelo direito à terra
- Ribeirão das Lavras: um rio guarani
- Tekoa Pyau: o guarani urbano
- Parente Guerreiro
- Aldeia Guarani em São Paulo
- Essencia Nhandebarete
- Jandira cacique Guarani
- Tekoa Itakupe: terra indígena Jaraguá
- O Jaraguá é Guarani: contra a reintegração de posse
- Atrás da Pedra: resistência tekoa Guarani
- Guarani resiste!
- Crianças contam as aldeias
- Jaraguá: terra sem mal
- Visita às aldeias indígenas do Jaraguá
- Estudantes de Turismo da PUC-Campinas realizam campanha do agasalho em prol dos indígenas do Jaraguá
Acompanhe o Jaraguá SP Post no Facebook, Twitter, Google+, YouTube e Pinterest para receber mais informações sobre ações em prol dos índios guaranis e acerca de outros acontecimentos nas áreas de esportes, cultura, turismo e curiosidades do distrito.
![]() |
Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976. |
Parabéns por ter abordado esse tema em seu trabalho, pouca gente lança um olhar tão abrangente sobre os povos indígenas, dando a eles a possibilidade de falar de suas lutas, história, esperanças... Triste saber que eles estão encurralados em um quintal depois de ser os verdadeiros donos dessas terras todas!
ResponderExcluirObrigado, amigo! Você disse tudo, "eles estão encurralados" pela selva de pedra, que quer extingui-los. Mas eles resistem bravamente.
Excluir