Estudantes de Arquitetura da PUC-Campinas visitam Parque Estadual Jaraguá e sugerem 10 melhorias

No dia 7 de abril de 2018, as estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Ana Carolina Vieira Gonçalves, Beatriz Aburad Jardim, Beatriz Foresto Graboschi, Daiane Hernandes Gonçalves, Fernanda Lopes Malerba, Letícia Taverna Pappa, Mariana Yumi Shimura e Marina Cozar Zolio, juntamente com o professor orientador, Claudio Manetti, visitaram o distrito Jaraguá com o intuito de coletar informações para a primeira etapa de um Trabalho Final de Graduação (TFG).

Parque Estadual Jaraguá. Foto: Marinaldo Pedrosa
Parque Estadual Jaraguá.
Foto: Marinaldo Pedrosa
No primeiro turno do dia, o grupo esteve nas aldeias Ytu, Pyau e Itawera em companhia do cineasta da Terra Indígena Jaraguá, Thiago Carvalho Wera'i, onde pôde vivenciar um pouco da cultura e também das lutas de resistência dos guaranis da capital paulista. Já na parte da tarde, as alunas foram guiadas pelo editor do Jaraguá SP Post, Marinaldo Gomes Pedrosa, em um tour ao longo de todo o distrito, desde o topo do Pico do Jaraguá, no Parque Estadual Jaraguá (PEJ), até o sopé do elevado das Torres Parque Taipas.

O TFG pode levar entre seis meses e um ano para se concluído.

Playground do Parque Estadual do Jaraguá. Foto: Marinaldo Pedrosa
Playground do Parque Estadual do Jaraguá.
Foto: Marinaldo Pedrosa

Sugestões de melhorias para o Parque Estadual do Jaraguá

A pedido de Pedrosa, as estudantes de Arquitetura da PUC-Campinas elaboraram um lista com 10 sugestões para melhorias de acessibilidade, cultura, urbanismo e arquitetura no PEJ, confira:
  • Escada de acesso ao Pico do Jaraguá: a escada de acesso ao Pico do Jaraguá é longa e cansativa. Seu corrimão é de ferro e esquenta muito ao sol, o que causa desconforto aos turistas que colocam a mão sobre ele para se apoiar. Uma possível solução seria construir uma escada mais amena e com mais patamares para descanso (a cada 1,5 metro). Ao longo dela poderiam ser construídos mirantes para que as pessoas possam admirar a paisagem sem atrapalhar o fluxo. O corrimão de ferro deveria ser substituído por outro de material isolante.
  • Culturas negra e indígena: não há monumentos ou obras das ou voltadas para as culturas negra e indígena no local. É preciso resgatar e valorizar essas culturas por meio da exposição de forma crítica da história delas na região.
  • Bondinho: o acesso ao bondinho que vai da esplanada ao topo do Pico do Jaraguá é limitado. A sugestão é liberar seu uso para pessoas com deficiência, idosos, obesos, grávidas, etc.
  • Ciclofaixa: propõe-se criar uma faixa própria para pedestres e uma ciclofaixa ao longo da estrada de acesso ao Pico do Jaraguá e também na área interna da parte de baixo do PEJ (foto) com a finalidade de integrar os ambientes.
  • Redutores de velocidade: sugere-se a instalação de redutores de velocidade juntamente com sinalização adequada para veículos, ciclistas e pedestres na Estrada Turística do Jaraguá.
  • Transporte coletivo: propõe-se a instalação de infraestrutura de transporte coletivo de acesso ao PEJ e também ao distrito Jaraguá a partir de outras cidades da chamada Grande São Paulo.
  • Casarão Afonso Sardinha: propõe-se a restauração do tanque de lavagem de ouro e do Casarão Afonso Sardinha, bem como a transformação deste último em um museu, com a finalidade de valorizar o patrimônio histórico-cultural do lugar.
  • Galeria Narciza: ainda como forma de restaurar o patrimônio histórico-cultural da região, sugere-se a reforma e reativação da Galeria Narciza para exposições.
  • Educação ambiental: aumentar a quantidade de lixeiras orgânicas e recicláveis e promover a educação ambiental no local.
  • Sinalização: implantar sinalização voltada para os cuidados de preservação e convívio com os animais silvestres do parque.
Durante a visita, as alunas da PUC-Campinas convidaram os moradores de todas as regiões do distrito Jaraguá a responderem uma pesquisa. Para acessá-la agora e respondê-la, clique em "Como é morar no Jaraguá?". No final da pesquisa você poderá inscrever o seu e-mail para receber atualizações grátis acerca do resultado do trabalho.

Sobre o autor:
Jaraguá SP Post Redação do Jaraguá SP Post.

Comentários