Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2017

Grupo Força Coletiva desenvolve projeto de hip hop no CDHU Voith

Imagem
Jotta Mc e Rodrigo Rua's (de óculos) são os fundadores do grupo Força Coletiva e estão á frente do projeto "Hip hop união" em desenvolvimento no CDHU Voith, no bairro Jaraguá. Foto: acervo Força Coletiva Criado em 2015, o Força Coletiva é um grupo de hip hop do bairro Jaraguá que, além de se apresentar em eventos da região, organiza no CDHU Voith um projeto que visa oferecer oficinas artísticas e culturais grátis e livres para todas as faixas etárias da população local. O grupo é formado atualmente pelo produtor musical licenciado em Música, Rodrigo da Silva Rodrigues (o Rodrigo Rua's) e pelo promotor de eventos Flávio de Bem Feitoza (conhecido como Jotta Mc).  Intitulado como "Hip hop é união", o projeto consiste na realização de encontros mensais em um terreno no meio do referido CDHU, "esses eventos contam com apresentações musicais de diversos grupos de rap e hip hop de São Paulo, mas também já receberam grupos do Rio de Janeiro",...

Cientista da natureza observa e comenta o eclipse parcial do Sol a partir do bairro Jaraguá

Imagem
Eclipse parcial do Sol observado em 26 de fevereiro de 2017 a partir do bairro Jaraguá , periferia de São Paulo, Brasil. A imagem foi feita com uma câmera comum (com filtro). Foto: Carol Cintra Waetge Texto: Lucélia Letta, Cientista da natureza formada pela USP (e-mail: letta.cienciasexatas@gmail.com) Hoje, dia 26 de fevereiro de 2017, domingo de carnaval, os astros “dançaram” no céu dando-nos a oportunidade de prestigiar a incrível beleza de um eclipse parcial do Sol. A Lua passou em frente ao Sol cobrindo-o parcialmente. A maior parte da ação ocorreu aproximadamente entre às 11h e 12h da manhã.  Esse eclipse mostrou-nos que a Lua está próxima de seu apogeu, o que significa o mais longe possível da Terra. O eclipse parcial de hoje também pode ser chamado de eclipse solar anular. Anular é diferente de um eclipse total, pois como a cobertura é parcial, a borda solar continua à mostra mesmo com sua totalidade ou parcialidade.

Femesp fará evento grátis com oficina de práticas de escalada no Pico do Jaraguá

Imagem
Oficina de escalada da Femesp realizada em edições anteriores do ATM, no Pico do Jaraguá , em São Paulo. Foto: acervo Femesp A Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (Femesp) irá realizar no período das 8h às 17h do dia 8 de abril de 2017, no Parque Estadual do Jaraguá (PEJ), a Abertura da Temporada de Montanha 2017 (ATM 2017), um evento com oficinas, aulas e palestras sobre escalada e montanhismo, grátis para toda a população (livre para crianças, jovens e adultos). "Esse encontro é uma celebração da chegada do Outono, a estação do ano mais propícia para a prática das atividades de montanha no Brasil", explica a diretora de comunicação da Femesp, Vevê Mambrini, "o período entre os meses de abril e setembro é o mais seco e frio, perfeito para o trekking em regiões serranas e para escaladas de paredes", completa. Na programação do evento estão agendadas aulas, palestras e oficinas práticas de:

Reviravolta: Pico do Jaraguá não é o mais alto da cidade de São Paulo, sugerem cicloturistas

Imagem
A prefeitura, o Sistema Ambiental Paulista, a mídia local, as agências de turismo e outras instituições são unânimes ao afirmar que o Pico do Jaraguá - que tem 1.135 metros acima do nível do mar (a.n.m) - é o lugar mais alto da cidade de São Paulo, porém, há quem discorde (vide imagem 1). Imagem 1: Qual o lugar mais alto de São Paulo? (clique sobre a imagem para ampliar) Morador do Parque Panamericano, no bairro Jaraguá , o serigrafista e cicloturista Luiz Santos (38 anos) disse que em julho de 2016 fez um passeio de bicicleta pela borda da Serra da Cantareira, no local chamado  "Torres Parque Taipas" (imagem 6),  usando no celular o aplicativo de navegação e telemetria Strava, o qual demarcou a altitude máxima de 1.207 metros a.n.m., isto é, 72 metros a mais do que o Pico do Jaraguá (vide imagem 2 e clique em telemetria Strava para visualizar o trajeto e medições). Leia também: " Mais de 1.500 artefatos arqueológicos do bairro Jaraguá estão disponíveis para...

Admiradores do Fiat Uno farão encontro automobilístico no Parque Estadual do Jaraguá

Imagem
Encontro de Fiats realizado em Hortolândia. Foto: acervo "Só Fiat Uno" Os integrantes dos grupos " Só Fiat Uno " e " Fiat Meeting Club " farão um encontro entre simpatizantes dos automóveis da marca Fiat na área de lazer do Parque Estadual do Jaraguá (PEJ), no dia 12 de março de 2017, das 10h às 17h. O evento é livre para toda a família (filhos, esposas, maridos, avós, pais, mães, primos, tios, etc.). No local haverá churrasco, rodas de conversas, venda de peças de carros (miudezas), sorteios de adesivos, camisetas e produtos automotivos. Quem quiser participar do churrasco deve levar meio quilo de carne e as bebidas para consumo próprio no local, dia e hora marcados. O carvão e o gelo ficam por conta dos organizadores. Já quem quiser participar do evento, mas sem aderir aos comes e bebes, basta comparecer ao encontro.

Coletivo Salve Kebrada fará evento com rap, raggae, samba e roda de conversa sobre o bairro Jaraguá

Imagem
O Coletivo Salve Kebrada está mapeando a cultura e a história do bairro Jaraguá O Coletivo Salve Kebrada , que tem como objetivo mapear a cultura e a história do bairro Jaraguá , realizará no dia 4 de março de 2017, no CEU Pêra Marmelo, o Encontro DiKebrada com a presença de músicos das vertentes rap, raggae e samba da região, livre e grátis para todos os públicos. O evento terá início às 12h com a apresentação de uma mostra de vídeos de entrevistas realizadas pelo coletivo em 2016 seguida de uma roda de conversa dos participantes com os entrevistados. Na sequência, haverá apresentações do escritor, produtor cultural e MC Mano Réu, da única banda de reggae do bairro Jaraguá, a Indaíz, dos rappers do grupo AR2 e a Banca, do Carnabronk's e do Conto no Pé da Árvore. O encontro também terá intervenções de grafitti art ao vivo com Jamal e Ralph.

Escolas de samba do bairro Jaraguá realizam ensaios com acesso livre

Imagem
Logotipo da Escola de Samba "Só vou se você for" Hoje, dia 9 de fevereiro de 2017, a escola de samba " Só vou se você for " realizará um ensaio técnico aberto ao público. O encontro, que é livre e grátis, acontecerá na rua Lucinda Simões, nº 100, na Cohab de Taipas, bairro Jaraguá , a partir das 19h.  A "Só vou se você for" vai desfilar no dia 25 de fevereiro, na Vila Esperança, pelo Grupo IV do Carnaval do Povo 2017 , um evento organizado pela União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) e Sociedade Amantes do Samba Paulista (Sasp). Essa escola já foi campeã do Grupo Acesso B (1997), Grupo 3 Oeste (1998) e do Grupo 2 (2000). Desde 2001, o grupo tem feito desfiles em diversos lugares, inclusive no Sambódromo do Anhembi.

Rappers do AR2 e a Banca se apresentam no CEU Pêra Marmelo, em março

Imagem
JR Mc do AR2 Atitute Responsa Rap se apresenta com os rappers de A Banca, no CEU Pêra, em março O AR2 Atitude Responsa Rap (grupo de rap formado no bairro Jaraguá com maior projeção nacional nos últimos tempos) e os rappers de A Banca farão um show, das 14h às 19h do dia 4 de março de 2017, no CEU Pêra Marmelo. A Banca é formada por Rick Naik, Força Coletiva, Wu Niverso, Rapper Letal, Sophia Gabriely, JG Loko, DJ Nite, DJ Din e Narradores do Drama. Já o AR2 conta atualmente com um único integrante, o rapper JR Mc , que é um dos mais respeitados da região. O grupo AR2 é famoso por ter emplacado a faixa " Respeito " (2011), que tem nada menos do que 7 minutos, na MTV no início da década de 2010. Na época, o clipe com a música foi exibido várias vezes na íntegra, no referido canal, que na oportunidade era mantido em sistema de TV aberta.

Voith global celebra 150 anos enquanto trabalhadores fazem greve em sua sede no Jaraguá

Imagem
Fundada na cidade de Heidenheim em 27 de janeiro de 1867 por Friedrich Voith ao assumir a oficina de serralheiro de seu pai, Johann Matthäus, a Voith tornou-se ao longo dos 150 anos seguintes uma potência mundial nas áreas de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas e transporte e automotivo, nas quais possui mais de 4 mil patentes ativas. Recorte do logotipo dedicado às celebrações de 150 anos da Voith no mundo Presente atualmente em mais de 60 países e em mais de 160 localidades ao redor do planeta, a empresa - que faturou 4,3 bilhões de euros no último ano - conta com 19 mil colaboradores sendo 2 mil deles no Brasil, muitos dos quais atuantes em sua sede inaugurada em 1966 no bairro Jaraguá , periferia de São Paulo, considerada a sua maior filial em todo o mundo. Em 1964 foi realizada a primeira assembleia geral para a constituição da Voith no Brasil, cuja fábrica foi inaugurada em 1966, no bairro Jaraguá. Foto: acervo Voith Neste ano de 2017, portanto, a...

Trabalhadores da Voith decidem entrar em greve a partir do dia 13 de fevereiro

Imagem
Momento da assembleia em que os trabalhadores da Voith decidem entrar em greve. Imagem: recorte de vídeo do BoxMidiaTV Em assembleia realizada no dia 30 de janeiro de 2017 na porta da Voith, no bairro Jaraguá , funcionários da referida empresa aprovaram a realização de uma greve contra demissões e terceirizações de colaboradores, entre outros motivos. A paralisação será iniciada a partir do dia 13 de fevereiro. " O que está ocorrendo aqui dentro da Voith, que tem chegado denúncias no sindicato, é que ela está mandando embora trabalhadores e trabalhadoras efetivos e contratando temporários e terceirizados. Isso é precarização, isso é contra os trabalhadores", disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e CNTM, Miguel Torres, durante a assembleia, "h oje, nós estamos em uma luta e vocês tem acompanhado isso. Temos feito uma resistência contra as reformas que o governo quer fazer principalmente na aposentadoria, na previdência, mas também nos dir...

Bairro Jaraguá tem m² mais barato de São Paulo, indica plataforma imobiliária

Imagem
A plataforma imobiliária Properati realizou um levantamento, o qual foi publicado em um mapa interativo online , que  revela que o bairro Jaraguá - juntamente com os bairros de Cachoeirinha,  Capão Redondo,   Cid. Tiradentes,  Grajaú,  Guaianases,  Itaquera,  Parelheiros e   Tremembé -  é o local onde o metro quadrado (m²) de um imóvel é o mais barato da cidade de São Paulo. Jaraguá é um dos bairros com o m² de imóvel mais barato da cidade de São Paulo De acordo com o mapa, o m² no distrito Jaraguá custa em média menos de R$ 2.276. Em comparação, o m² no Itaim Bibi - o lugar mais caro do município - custa em média R$ 13.100. Conforme publicado no artigo " Corretores apontam 4 dicas para quem quer comprar imóveis no Jaraguá ", os valores vão de encontro aos mapas da Estadão Dados , que estimam os preços do m² de cada quadra do bairro (somando a área construída e a do terreno) em quantias que vão desde R$ 500 a até R$ 2.500. Rec...