Femesp fará evento grátis com oficina de práticas de escalada no Pico do Jaraguá

Oficina de escalada da Femesp realizada em edições anteriores do ATM, no Pico do Jaraguá, em São Paulo. Foto: acervo Femesp
Oficina de escalada da Femesp realizada em edições
anteriores do ATM, no Pico do Jaraguá, em São Paulo.
Foto: acervo Femesp
A Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (Femesp) irá realizar no período das 8h às 17h do dia 8 de abril de 2017, no Parque Estadual do Jaraguá (PEJ), a Abertura da Temporada de Montanha 2017 (ATM 2017), um evento com oficinas, aulas e palestras sobre escalada e montanhismo, grátis para toda a população (livre para crianças, jovens e adultos).

"Esse encontro é uma celebração da chegada do Outono, a estação do ano mais propícia para a prática das atividades de montanha no Brasil", explica a diretora de comunicação da Femesp, Vevê Mambrini, "o período entre os meses de abril e setembro é o mais seco e frio, perfeito para o trekking em regiões serranas e para escaladas de paredes", completa.

Na programação do evento estão agendadas aulas, palestras e oficinas práticas de:

  • Yoga
  • Corrida
  • Mountain bike
  • Fotografia de natureza
  • Técnicas de escalada outdoor
  • Autorresgate na escalada
  • Acampamento
  • Alimentação em trilhas
  • Manutenção de bicicletas
Todas as atividades serão realizadas por instrutores (montanhistas e escaladores experientes) credenciados pelo Clube Alpino Paulista (CAP) e Grupo Paulista de Montanhismo (GPM), os quais são filiados à Femesp. A participação dos interessados será definida por ordem de chegada.

O instrutor do CAP e voluntário em ações da Femesp, Pedro Savastano, explica que - por questões de segurança - somente grupos pequenos poderão se dirigir à rocha do Pico do Jaraguá (que fica dentro do PEJ) destinada às oficinas práticas de escalada, "quem quiser participar deve fazer a inscrição na base da montanha, ao lado do anfiteatro do parque (Concha Acústica), de onde partiremos com pequenos grupos para a rocha ao longo do dia", diz, "esse procedimento visa evitar o acúmulo de pessoas no local da oficina, o que pode causar desatenção e acidentes", previne.


Polêmica sobre o elevado mais alto de São Paulo


Respectivamente com 1.135 e 1.127 metros acima do nível do mar, o Pico do Jaraguá e o Pico do Papagaio - onde as oficinas da Femesp serão realizadas - são considerados atualmente os lugares mais altos da cidade de São Paulo pela Prefeitura, Sistema Ambiental Paulista, agências de turismo e outras instituições. As curvas de nível dos mapas do Google Maps e de outros aplicativos de navegação GPS, no entanto, revelam que o elevado das Torres Parque Taipas localizado na divisa dos bairros paulistanos de Perus e de Jaraguá possui mais do que 1.200 metros e é, portanto, ainda mais alto, o que tem gerado uma discussão sobre o tema.


Altitude de alguns elevados a partir do nível do mar (clique na imagem para ampliar)
Altitude de alguns elevados a partir do nível do mar
(clique na imagem para ampliar)
Recentemente, cicloturistas estiveram no topo do elevado Parque Taipas, onde afirmam ter demarcado pontos com até 1.214 metros de altitude, conforme mencionado no artigo "Reviravolta: Pico do Jaraguá não é o mais alto da cidade de São Paulo, sugerem cicloturistas". "Aplicativos de celular são bastante imprecisos. Seria necessário o trabalho de um topógrafo para avaliar se de fato esse outro elevado é mesmo mais alto do que o Pico do Jaraguá", opina Vevê.


Objetivos do ATM 2017 e acesso ao PEJ


Aparte à polêmica sobre o elevado mais alto da cidade, o evento ATM 2017 tem como finalidade conscientizar os turistas e esportistas de montanha acerca da fragilidade dos ecossistemas de cadeias montanhosas como as das serras da Mantiqueira e Cantareira, por exemplo. "Orientações sobre o mínimo impacto são fundamentais para que o fluxo de praticantes das atividades de montanha não cause danos a esses ambientes naturais", diz Vevê.

Palco do evento ATM 2017, o PEJ possui 492,68 hectares dentro dos quais encontra-se um dos últimos setores de Mata Atlântica restantes na Região Metropolitana de São Paulo. Nas suas dependências há uma área de lazer com quiosques, riachos, trilhas, árvores com mais de 400 anos e o Casarão Afonso Sardinha, que há 500 anos funcionava como base de apoio para a extração de ouro dos picos do Jaraguá e do Papagaio.

A título de curiosidade, em 2016, pela primeira vez na história foram divulgadas imagens de ruínas de uma mina de quartzo do PEJ na reportagem "Conpresp quer tombar ruínas de antiga pedreira de quartzo localizada no Jaraguá" veiculada no Jaraguá SP Post.


Imagens das ruínas de uma antiga mina de quartzo do PEJ:

O PEJ fica no número 539 da rua Antônio Cardoso Nogueira, na Vila Chica Luisa, dentro do bairro Jaraguá. O lugar pode ser acessado a partir da estação Vila Clarice de trens da CPTM, a qual fica a mais ou menos 1 quilômetro de distância da entrada do parque ou por linhas de ônibus como o Jardim Nova Esperança (8007), que sai do Terminal Pirituba, o Jaraguá (8047/10) e o Sol Nascente (8040), que saem do Mercado da Lapa.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários