Grupo Força Coletiva desenvolve projeto de hip hop no CDHU Voith

Jotta Mc e Rodrigo Rua's (de óculos) são os fundadores do grupo Força Coletiva e estão á frente do  projeto "Hip hop união" em desenvolvimento no CDHU Voith, no bairro Jaraguá. Foto: acervo Força Coletiva
Jotta Mc e Rodrigo Rua's (de óculos) são os fundadores
do grupo Força Coletiva e estão á frente do
projeto "Hip hop união" em desenvolvimento
no CDHU Voith, no bairro Jaraguá.
Foto: acervo Força Coletiva
Criado em 2015, o Força Coletiva é um grupo de hip hop do bairro Jaraguá que, além de se apresentar em eventos da região, organiza no CDHU Voith um projeto que visa oferecer oficinas artísticas e culturais grátis e livres para todas as faixas etárias da população local.

O grupo é formado atualmente pelo produtor musical licenciado em Música, Rodrigo da Silva Rodrigues (o Rodrigo Rua's) e pelo promotor de eventos Flávio de Bem Feitoza (conhecido como Jotta Mc). 

Intitulado como "Hip hop é união", o projeto consiste na realização de encontros mensais em um terreno no meio do referido CDHU, "esses eventos contam com apresentações musicais de diversos grupos de rap e hip hop de São Paulo, mas também já receberam grupos do Rio de Janeiro", explica Rua's, "por enquanto, estamos trazendo grupos que estão começando a carreira para fazer gravações em parceria conosco, mas logo mais iniciaremos as oficinas", completa.

De acordo com Rua's, o projeto vai emplacar em breve oficinas de:

  • Hip hop
  • Beatmaker
  • Mc
  • DJ
  • Grafite
  • Produção musical
  • Fotografia
  • Edição gráfica
  • Edição de vídeos
  • Jornalismo comunitário
  • Redação
  • Pipas
Além de Rua's e do Jotta Mc, o "Hip hop união" tem mais 15 voluntários aproximadamente, que estão se dedicando ao desenvolvimento do projeto. Até agora foram realizados dois encontros. No primeiro, mais de 100 pessoas compareceram. No segundo, mesmo debaixo de chuva, 40 interessados foram ao local.

CDHU Voith, no bairro Jaraguá. Imagem: Google Earth
CDHU Voith, no bairro Jaraguá.
Imagem: Google Earth
O desafio do grupo, no momento, é otimizar e legalizar o espaço, que ainda não possui sequer um banheiro, "queremos atrair mais pessoas e realizar uma mobilização coletiva para construir a infraestrutura necessária", diz Rua's, "esse lugar é um ponto de resistência cultural", expõe.

No próximo dia 4 de março, o grupo Força Coletiva vai se apresentar no evento Dikebrada - organizado pelo Coletivo Salve Kebrada - juntamente com o JR Mc e a Banca, no CEU Pêra Marmelo.

O bairro Jaraguá tem se tornado um terreno fértil para artistas do hip hop ultimamente, tendo sido palco para outros projetos do ramo, tais como o das oficinas de hip hop da Biblioteca Pública Érico Veríssimo e o Projeto "Mulheres multiplicando a cultura" realizado em 2016, entre outros.

Quem quiser participar do projeto "Hip hop união" basta curtir a fanpage do grupo Força Coletiva no Facebook e ficar de olho nos avisos periódicos que são publicados por lá.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários