Bairro Jaraguá sai de 0 para mais de 130 escolas nos últimos 70 anos

Fundado em outubro de 1891, o bairro Jaraguá sobreviveu ao longo de mais de meio século sem nenhuma escola. A primeira delas denominada Grupo Escolar Professora Isabel Vieira de Serpa e Paiva só veio a ser instalada em 1956 por intermédio do (na época) governador Jânio Quadros, que assinou um decreto o qual fazia parte do projeto denominado "2º Convênio Escolar" voltado para suprir a carência de salas de aula em São Paulo. A partir de então, nas décadas seguintes, tudo mudou.

Atual escola Isabel Vieira de Serpa e Paiva (criada em 1956)
Atual escola Isabel Vieira de Serpa e Paiva (criada em 1956)
De acordo com levantamento feito pelo Jaraguá SP Post com dados do site da Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo, o distrito saiu de 0 para 134 escolas nos últimos 70 anos. Destas, 65 são públicas e 69 particulares (vide "Gráfico 1" a seguir).

Gráfico 1: distrito tem mais escolas particulares do que públicas
Gráfico 1: distrito tem mais escolas particulares do que públicas
Dentre as escolas públicas, 45 são municipais e 20 são estaduais. Já no que diz respeito às particulares, 62 são tradicionais e 7 são especiais (voltadas à inclusão de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação).

Em quais partes do território do bairro Jaraguá estão concentradas as escolas?

Antes de descobrir onde estão as escolas do Jaraguá é necessário saber que os 96 distritos da cidade de São Paulo estão divididos em milhares de pequenas vilas, algumas das quais localizam-se nos limites territoriais dos bairros e, por isso, fazem parte de dois bairros ao mesmo tempo.

O distrito Jaraguá, por exemplo, é dividido em mais de 40 vilarejos como o do Jardim Paulistano que, por sua vez, também é uma vila do distrito da Brasilândia; e o da Vila Jaraguá, que também é um vilarejo do bairro Parque São Domingos.
Sabendo disso, acompanhe no gráfico a seguir o percentual de ocupação das escolas na região:

Gráfico 2: Parque Taipas é a vila com mais escolas no distrito Jaraguá
Gráfico 2: Parque Taipas é a vila com mais escolas no distrito Jaraguá

Por meio do "Gráfico 2" é possível verificar que os vilarejos do bairro que mais têm escolas são o de Parque Taipas (12%), Jardim Rincão (8%), Centro do Jaraguá (7%), Parque Nações Unidas (7%) e Jardim Pirituba (6%). De acordo com a Secretaria da Educação, os vilarejos como o da Vila Chica Luísa, Vila Eliana e Vila Ana Rosa, entre outros do distrito Jaraguá, não têm escolas.
Os dados de pesquisas como essas podem ser usados para diversos fins, tais como para um planejamento equilibrado da construção de colégios no bairro no futuro, para a comparação com o desenvolvimento de outros distritos, para estudos gerais sobre comportamento, educação, organização e outros quesitos do bairro Jaraguá, entre outros projetos.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários