Livro "Jaraguá" da coleção "Meu bairro, minha cidade" aborda origem e memória do distrito

O livreto "Jaraguá" (2004) da coleção "Meu bairro, minha cidade: você também faz parte dessa história" foi produzido pela empresa Expomus a pedido da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura.

Capa do livro "Jaraguá" (a capa original é colorida)
Capa do livro "Jaraguá"
(a capa original é colorida)
Na época de sua publicação, a coleção visava fortalecer as comemorações dos 450 anos da cidade e preservar as memórias dos distritos.

Além do Jaraguá, a obra engloba outras duas dezenas de livretos sobre outros bairros, tais como o Ipiranga, Perus, Itaim Paulista e Sapopemba.

A versão que trata do Jaraguá especificamente possui 20 páginas diagramadas com conteúdo escrito e ilustrado com fotos e desenhos.

Os textos são de leitura bastante fácil e abrangem assuntos como origens, memórias, pontos de referência, desafios e o que há de melhor no bairro. Eles também expõem um pouco sobre a cultura indígena e a história dos imigrantes na região.

Já o conteúdo ilustrado possui imagens dos moradores antigos e novos, construções importantes, objetos como antigos bilhetes de trem usados na região, entre outras coisas, além de desenhos de mapas que representam o pedaço.

Por ter sido publicado em 2004, o livreto não aborda temas mais atuais como o da conclusão das obras do viaduto do Jaraguá e da estação Vila Aurora de trens, o que não tira seu brilho.
Todos os livros da coleção "Meu bairro, minha cidade" podem ser acessados nas bibliotecas dos CEUs e em algumas bibliotecas tradicionais como a Mário de Andrade localizada no centro de São Paulo. O catálogo do Sistema Municipal de Bibliotecas, que conta com recurso de pesquisa online, permite verificar a localização exata e a disponibilidade dos livretos a qualquer momento.

Leia também resenhas de outros livros sobre o bairro Jaraguá:

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cantareira Norte Shopping lança linha de ônibus grátis com itinerário até a estação Jaraguá da CPTM

Bombeiro fotografa senzala do Casarão Afonso Sardinha e revela o que sentiu ao entrar no lugar

Reviravolta: Pico do Jaraguá não é o mais alto da cidade de São Paulo, sugerem cicloturistas