Filme "Avaxi Ete'i" é publicado por Thiago Carvalho

O cineasta autor do documentário "Atrás da pedra: resistência tekoa guarani" (2015), Thiago Carvalho Wera'i, acaba de publicar em seu canal do YouTube o vídeo completo de "Avaxi Ete'i: milho verdadeiro" (2018, 12min).

Frame do filme "Avaxi Ete'i". Imagem: acervo Thiago Carvalho Wera'i
Frame do filme "Avaxi Ete'i".
Imagem: acervo Thiago Carvalho Wera'i
O novo filme aborda a primeira plantação de milho tradicional Guarani Mbya já realizada na história da Tekoa Itakupe (Aldeia Atrás da Pedra), que pertence à Terra Indígena Jaraguá e está localizada nas imediações do Pico do Jaraguá, periferia noroeste da cidade de São Paulo.
O preparo da terra, a plantação e a colheita do cereal, o qual é chamado de "milho verdadeiro" pelos índios, ganham especial atenção do diretor Wera'i neste projeto.

Gravado com áudio em Língua Guarani, esse curta-metragem recebeu durante a edição legendas no Idioma Português, o que possibilita a compreensão dos não índios.
Além da direção de Wera'i, "Avaxi Ete'i" conta com a participação de Caio Tupã Mirim, Para Yry Geni, Poty Manu, Karai Pedro e Cacique Wera'i Poty na produção de imagens, depoimentos e tradução. A trilha sonora foi produzida pelo coral da aldeia.

O documentário é livre para todas as idades e pode ser visualizado gratuitamente, confira:


Desde 1978, mais de duas dezenas de filmes foram produzidos no distrito Jaraguá, alguns financiados pela extinta Embrafilme e outros pelo Município de São Paulo. A maioria, contudo, tem sido produção independente de baixo custo e grande impacto.
Acesse o post "O distrito Jaraguá e sua produção cinematográfica" para conferir a história do cinema local e uma lista completa de filmes produzidos nesta região ímpar da cidade de São Paulo.

Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes PedrosaMarinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários