12 imagens de satélite revelam a evolução do Centro do bairro Jaraguá

Bairro Jaraguá, São Paulo. Imagem: Google Earth
Bairro Jaraguá, São Paulo. Imagem: Google Earth
Doze fotografias de satélite publicadas pelo Google Earth expõem como o Centro do bairro Jaraguá, na periferia de São Paulo, mudou em um período de 13 anos.

As imagens foram tiradas entre os anos de 2003 e 2016.

Como você poderá observar, no terceiro ano do terceiro milênio, o núcleo do distrito ainda era uma área extremamente verde, mas ao longo dos anos seguintes sofreu paulatinamente com desmatamentos que deram lugar para a construção de obras de infraestrutura urbana e de moradias.

Com mais de 200 mil habitantes, o Jaraguá é hoje um distrito com população de cidade média que tem que dividir uma subprefeitura com os bairros de Pirituba e São Domingos.

Confira, a seguir, as 12 imagens de satélite editadas e comentadas pelo editor do blogue Jaraguá SP, o jornalista Marinaldo Pedrosa (clique sobre as fotos para ampliar):


Foto 1: Centro do Jaraguá, 10 de fevereiro de 2003

A bolinha amarela com o número 1 na Foto 1 demarca o território da estação Jaraguá de trens da CPTM. Perceba que naquela época, o viaduto ainda não estava pronto, no entanto, é possível enxergar uma parte de sua estrutura, (algumas vigas) cuja construção já havia sido iniciada.


Quatro meses antes, em outubro de 2002, eu havia feito uma reportagem sobre um acidente ocorrido no local. Naquela oportunidade, um ônibus de turismo clandestino tentou atravessar a via férrea depois que a cancela já havia sido acionada para a passagem de um trem que partira da Luz e se dirigia para Francisco Morato. Confira:


Matéria publicada no Freguesia News online, em outubro de 2002
Matéria publicada no Freguesia News online, em outubro de 2002

E muito antes disso, em 1996, o jornal O Estado de São Paulo já abordava a situação do trânsito ruim em matérias como essa que você poderá ler a seguir (clique para ampliar):


Matéria publicada no Estadão de 6 de fevereiro de 1996 menciona o problema
do congestionamento do trânsito no bairro Jaraguá em decorrência do fechamento
da cancela para a passagem de trens

O mesmo Estadão publicara, em 1983, uma reportagem impressionante sobre a depredação da estação Jaraguá e de dois trens por nada menos do que 6 mil passageiros em outubro daquele ano, confira:


Matéria publicada no Estadão em outubro de 1983 expõe como e porquê 6 mil passageiros depredaram e queimaram dois trens e a estação Jaraguá
Matéria publicada no Estadão em outubro de 1983 expõe como e porquê
6 mil passageiros depredaram e queimaram dois trens e a estação Jaraguá

Já em abril de 2003, outra reportagem de minha autoria, desta vez publicada no jornal Folha Noroeste, expunha que a obra do viaduto que deveria ter sido finalizada no final do ano anterior teria um novo prazo: dezembro de 2004. Leia:


Matéria publicada no jornal Folha Noroeste, em abril de 2003
Matéria publicada no jornal Folha Noroeste, em abril de 2003

O novo prazo, no entanto, também não foi respeitado. A foto 2 batida em 2007 via satélite, a qual você pode ver a seguir, mostra que a construção não havia evoluído e que, por isso, a velha cancela ainda era usada para coordenar a passagem de trens e automóveis, o que continuava a provocar congestionamento de trânsito e acidentes diversos:


Foto 2: Centro do Jaraguá, 26 de junho de 2007
Foto 2: Centro do Jaraguá, 26 de junho de 2007

O mais interessante da foto 2, no entanto, é que passados mais de quatro anos desde a foto 1, o Centro do bairro Jaraguá permanecia praticamente inalterado, exceção feita ao surgimento de uma construção com teto arredondado marcada na imagem com o número 2, a qual se trata do colégio Morales Lopes que, ao ser instalado no número 128 da rua Turvânia, passou a ser vizinho do técnico apicultor Nikolaos Argyrios Mitsiotis.

Mitsiotis, por sua vez, havia plantado nas proximidades uma porção de margaridões-amarelos, cujas sementes contêm alta taxa de óleo e são fontes de alimento para aves granívoras e cujo pólen e néctar alimentam as abelhas. "Primeiro plantei em meu terreno, em 1999, ocasião em que constatei que o vegetal era melissotrófico", revela o apicultor, "já em 2001, o inseri no terreno da CPTM atrás do colégio Morales Lopes", conta.

Pesquisador autodidata, Mitsiotis observou que aquela plantação de margaridões era visitada desde o ano 2000 por pássaros de pequeno porte e que, mais tarde, passou a ser também uma atração para os Periquitões Maracanã (nome popular), cuja presença nos ares do Jaraguá começou a ser notada por volta de 2005.

Dada a importância dos margaridões para abelhas e pássaros, essa plantação é heroicamente defendida pelo apicultor contra ações de limpeza da CPTM anos mais tarde, como você poderá verificar adiante neste texto.

Na sequência, no espaço de aproximadamente um ano e meio, entre junho de 2007 e dezembro de 2008, foram realizadas mais alterações no núcleo do distrito do que nos quatro anos anteriores, como se pode verificar na foto 3:

Foto 3: Centro do Jaraguá, 14 de dezembro de 2008
Foto 3: Centro do Jaraguá, 14 de dezembro de 2008

Nesta foto 3, observa-se:

  • Número 3: avanço das obras do viaduto do Jaraguá, cujo arco já passa sobre a via férrea. As plataformas da estação Jaraguá ganham um telhado;

  • Número 4: desapropriação de residências e comércios na rua Comocim de São Félix e delineamento do pedaço inicial da avenida Jerimanduba;

  • Número 5: delineamento do terreno do EMEF Estação Jaraguá;

  • Número 6: substituição do telhado da igreja Matriz Paroquial Nossa Senhora da Conceição, o qual na foto anterior era cinza e agora, com telhas novas, apresenta coloração vermelha;

  • Número 7: o Colégio Vaccaro, localizado no número 226 da rua Nossa Senhora da Conceição desde 2001 amplia as instalações;

  • Número 8: o Colégio Morales Lopes constrói uma edificação anexa, visível na fotografia via satélite.

Foto 4: Centro do Jaraguá, 4 de março de 2009
Foto 4: Centro do Jaraguá, 4 de março de 2009
Na foto 4, vê-se:

  • Número 9: uma das pistas do viaduto Jaraguá é quase totalmente concluída. Três meses adiante, em junho de 2009, ela seria inaugurada;

  • Número 10: um naco de vegetação desaparece para dar lugar às obras do EMEF Estação Jaraguá;

  • Número 11: outro naco de vegetação é removido para a construção de uma estação de energia elétrica.

Foto 5: Centro do Jaraguá, 20 de julho de 2011
Foto 5: Centro do Jaraguá, 20 de julho de 2011

Na foto 5, observa-se:

  • Número 12: a segunda pista do viaduto Jaraguá foi concluída em março de 2010. Na foto 5, clicada em julho de 2011, vê-se a estrutura completa, aproximadamente 16 meses após a sua inauguração;

  • Número 13: praticamente pronta, a EMEF Estação Jaraguá seria inaugurada no mês seguinte, em agosto de 2011;

  • Número 14: as instalações do Consórcio Transnoroeste ganham um pequeno anexo/edificação;

  • Número 15: uma estação de energia elétrica está em construção e, do outro lado da via férrea, alguns barracões que provavelmente servem para acolher os operários e ferramentas são levantados, o que faz desaparecer mais um naco de vegetação;

  • Número 16: as quadras do EMEF Brigadeiro Henrique Raymundo Dyott Fontenelle ganham um domo. Leia o artigo "Expedição fotográfica ao Centro do bairro Jaraguá" para saber mais sobre esta escola;

  • Número 17: o anexo do Colégio Morales ganha uma cobertura. Em maio de 2011, dois meses antes da foto 5 ter sido clicada via satélite, uma parte da área atrás desta escola quase encostada ao viaduto foi descampada por funcionários da CPTM e da subprefeitura local, como se pode observar ao comparar a foto 4 com a foto 5.

Como havia dito antes, desde o ano 2001 há uma plantação de margaridões-amarelos atrás do referido colégio, a qual também seria descampada em maio de 2011 não fosse a intervenção do apicultor Mitsiotis, que dialogou com o pessoal da CPTM, da subprefeitura e da empresa Galvão Serviços, para quem explicou a importância daquelas plantas.


Margaridões-amarelos plantados atrás do Colégio Morales Lopes, no fundo da imagem. Foto: a
Margaridões-amarelos plantados atrás do Colégio Morales Lopes, no fundo
da imagem. Foto: acervo Mitsiotis
Mitsiotis com os funcionários da empresa responsável por limpar o terreno
Mitsiotis (o primeiro à esquerda) com os funcionários
da empresa responsável por limpar o terreno
Foto: acervo Mitsiotis

Os funcionários das três instituições acataram as explicações do apicultor e mantiveram as plantas. "Protegi os preciosos vegetais melissotróficos e ornitotróficos", comemora Mitsiotis, "naquele dia eu agi para impedir o corte dos margaridões-amarelos e, assim, as diversas espécies de abelhas e de passarinhos encontram alimentos até a presente data", ressalta.


Foto 6: Centro do Jaraguá, 2 de julho de 2012
Foto 6: Centro do Jaraguá, 2 de julho de 2012
Foto 7: Centro do Jaraguá, 12 de agosto de 2012
Foto 7: Centro do Jaraguá, 12 de agosto de 2012

Na foto 6 e na foto 7, clicadas com pouco mais de um mês de diferença, observa-se:

  • Número 18: recuperação da área de vegetação depois da intervenção de Mitsiotis;

  • Número 19: continuação da construção da estação de energia elétrica;

  • Número 20: ocorre o que parece ser uma nova poda de vegetação atrás do colégio, mas os margaridões-amarelos são mantidos.

Foto 8: Centro do Jaraguá, 7 de setembro de 2013
Foto 8: Centro do Jaraguá, 7 de setembro de 2013
Foto 9: Centro do Jaraguá, 29 de janeiro de 2014

Na foto 8 e na foto 9 vê-se:

  • Número 21: o pátio da Transnoroeste está lotado de ônibus provavelmente porque era feriado de 7 de setembro e parte dos paulistanos havia viajado para fora da cidade, por isso, a empresa não usara todo o efetivo. Nota-se que, na borda do pátio uma parte da vegetação foi eliminada e uma rua de terra, onde residências de baixo padrão começaram a se instalar, foi criada;

  • Número 22: uma área de 12 mil metros quadrados tem sua vegetação eliminada para dar espaço para o início da construção das seis torres do condomínio Bosque Jaraguá;

  • Número 23: evolução da construção das seis torres do Bosque Jaraguá.

Foto 10: Centro do Jaraguá, 25 de junho de 2014
Foto 10: Centro do Jaraguá, 25 de junho de 2014
Foto 11: Centro do Jaraguá, 8 de abril de 2015
Foto 12: Centro do Jaraguá, 11 de abril de 2016

Foto 10, foto 11 e foto 12 mostram:
  • Número 24: área de vegetação eliminada para a construção da nova estação Jaraguá de trens;

  • Número 25: evolução da obra Bosque Jaraguá;

  • Número 26: remoção de terra na área da nova estação Jaraguá;

  • Número 27: evolução da obra Bosque Jaraguá;

  • Número 28: quadra no EMEF Estação Jaraguá é pintada;

  • Número 29: barracos são construídos na área destinada a nova estação Jaraguá e formam uma favela;

  • Número 30: conclusão da construção do condomínio Bosque Jaraguá.

Por fim, as 12 imagens de satélite comentadas nesse artigo podem ser vistas em sequência no vídeo abaixo, confira:



Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários