Expedição fotográfica à Vila Eliana

O portal de entrada na Vila Eliana - um dos destinos do meu projeto "Expedições fotográficas pelos vilarejos do bairro Jaraguá" - é um beco seguido de uma escadaria com ao menos trinta degraus assimétricos integrado à avenida Alexios Jafet, nas proximidades do supermercado Kibe.

O portal de entrada à Vila Eliana
O portal de entrada à Vila Eliana

Assim que ponho meus pés nesse lugar, no dia 12 de agosto de 2016 por volta das 17h30, avisto os picos do Jaraguá e do Papagaio, cujas bases estão a apenas 800 metros de distância.

Passo pelo bazar e alfaiataria Banos, que fica na esquina do beco, desço a escada e chego à rua Carbono, na qual entro em um estabelecimento chamado Vital Redes de Proteção.

- Aqui nós trabalhos com redes que podem ser usadas em prédios, residências, quadras e outros locais. Elas oferecem mais segurança para as pessoas - me informa Patrícia Dias dos Santos, que faz o trabalho de atendimento no lugar.

Vital Redes de Proteção
Sede da Vital Redes de Proteção

Ela me mostra uma série de redes, cada uma feita com materiais e formatos diferentes para propósitos como os de proteção para janelas, sacadas, escadas e coberturas, por exemplo. 

- Essas redes podem impedir a passagem do mosquito da dengue? - pergunto.

- Sim, claro - diz Patrícia e, na sequência, me mostra uma com espaços pequenos o suficiente para impedir a passagem de insetos.

Digo para Patrícia que pretendo conhecer o vilarejo e ela me informa que a Vila Eliana começa apenas no final da rua. Me despeço e caminho 100 metros até o lugar indicado por ela. Descubro que se trata da avenida Jerimanduba, que começa a 1 quilômetro dali, embaixo do viaduto e ao lado da estação Jaraguá de trens da CPTM.
Posição da Vila Eliana dentro do bairro Jaraguá
Posição da Vila Eliana dentro do bairro Jaraguá
Prossigo pela avenida que é continuada pela rua Alpestre e esta, por sua vez, termina paralelamente com a Rodovia dos Bandeirantes. No fim, passo por um portão e entro em uma trilha de terra cercada com estacas de concreto e filetes de metal e arame farpado onde tiro algumas fotos.

Vista da Vila Chica Luisa (no primeiro plano) e dos picos do Jaraguá e do Papagaio (no fundo da foto) a partir da rua Alpestre, na Vila Eliana
Vista da Vila Chica Luisa (no primeiro plano) e dos picos do
Jaraguá e do Papagaio (no fundo da foto) a partir da rua Alpestre,
na Vila Eliana
Rodovia dos Bandeirantes (no primeiro plano) e algumas vilas do bairro de Pirituba (no fundo da foto) vistos a partir da rua Alpestre, na Vila Eliana
Rodovia dos Bandeirantes (no primeiro plano) e algumas vilas do
bairro de Pirituba (no fundo da foto) vistos a partir da rua Alpestre,
na Vila Eliana
Nesse lugar, enquanto clico as imagens exibidas anteriormente, encontro uma mulher chamada Fátima de Oliveira.

- Achei que você fosse um dos guardas - ela me conta.

- Quais guardas?

- Aqueles que vêm aqui de vez em quando e ficam filmando os carros que passam pela rodovia.

- Aplicando multas? - quero saber.

- Não sei dizer, moço.

Fátima me informa que os filhos dela moram na casa que fica no final a trilha. Peço permissão para ir um pouco mais além, o que ela me concede. Avanço e, no meio do matagal, avisto um cristo com os braços abertos voltado para a autopista.

Assim como na cidade do Rio de Janeiro, a Vila Eliana no bairro Jaraguá tem um Cristo de braços abertos
Assim como na cidade do Rio de Janeiro, a Vila Eliana
no bairro Jaraguá tem um Cristo de braços abertos


Um senhor sai de dentro da casa e vem em minha direção. É Valdeci Pereira dos Santos, que diz ser o ajudante geral da residência. Ele parece incomodado com a minha visita, mas mesmo assim, tento manter um diálogo.

- O senhor saberia dizer a quanto tempo este cristo está instalado aqui?

- Olha, antes de eu começar a trabalhar aqui, há quatro anos, ele já estava aí.

- Quem são os donos daqui?

- O dono morreu e deixou para os filhos. 

Santos não me revela o nome da família à qual o terreno pertence e me diz para sair porque ele precisa fechar o portão. Enquanto ando para fora do sítio, ele me diz que há 3 meses pintou o cristo com cal.


Condomínio Colinas da Oeste. Foto: Ambiente Arquitetura
Condomínio Colinas da Oeste.
Foto: Ambiente Arquitetura
Agradeço ao Santos pelas informações e retorno para a rua. Por fim, visito os logradouros restantes onde avisto o condomínio Colinas da Oeste, o qual é formado por dez prédios coloridos que somam 200 apartamentos com 210 metros quadrados cada. É por causa de construções como essa (além da altitude) que o Jaraguá é considerado o bairro mais vertical de São Paulo.


Sobre o Autor:
Marinaldo Gomes Pedrosa Marinaldo Gomes Pedrosa é formado em Jornalismo pela UniSant'Anna. Vive no bairro Jaraguá desde 1976.

Comentários